Você quer planejar o seu 2016, em 30 Minutos? Aplique o myCANVAS

Na virada do ano, o tempo não para, mas nós o paramos, em alguns momentos, para refletirmos sobre o ano passado e recarregar, para o ano vindouro

Na virada do ano, o tempo não para, mas nós o paramos, em alguns momentos, para refletirmos sobre o ano passado e recarregar, para o ano vindouro.

Um ano novo se aproxima e traz com ele inúmeras possibilidades de avançar na vida; recebemos muitos votos de “PRÓSPERO ANO NOVO” – mas o que fazer com isso?

Entrar no ano novo, com um foco legal e com boas energias, só depende de nós; no entanto, você vai imaginar que práticas, como pular ondas de Iemanjá, não bastam. Pessoas bem sucedidas planejam a transformação dos seus objetivos em resultados; para facilitar isso gostaria de lhe apresentar uma poderosa ferramenta para obter sucesso, no ano novo: estou falando do Método myCANVAS.

O que é CANVAS?

CANVAS é uma forma simples decolocar, organizar e visualiza ideias, na busca de resultados desejados - muito importante: tudo em uma única página (!); aqui, vamos aplicar este método de como planejar seus próximos 12 meses.

Por que “my” CANVAS?

O CANVAS preenchido é produzido por VOCÊ, pertence a VOCÊ e reflete resultados gerados por VOCÊ!

Por onde começar?

Para começar, faça um pequeno balanço geral do que aconteceu, durante o ano que se encerrou, conquistas e pendências, nas áreas familiar, social, profissional e financeira. Se preferir, faça isso com familiares e/ou amigos.

Depois, pare para pensar o que você ainda quer conquistar; aparecem sonhos, desejos e expectativas - mas o que fazer para fazer acontecer?

Monte um mapa, com 7 linhas, como descrito a seguir; você pode fazer isso numa folha de papel, numa tela digital ou num poster.

Embaixo de cada linha, você coloca as respectivas ideias, para alimentá-las; é muito importante trabalhar com descrições curtas das práticas sugeridas; isso ajuda na fixação e memorização!

Vamos lá então...

1ª Linha - Objetivos: o que eu quero?

Exemplo: ganhar mais (20%), gastar menos (30%).

2ª Linha – Estratégia – como chegar lá?

Exemplo: digitalizar meus trabalhos, domésticos e profissionais.

3ª Linha – Prioridades – no que focar?

Exemplo: Implantar um gerenciador de tarefas

4ª Linha – Pessoa – com quem me relacionar mais?

Exemplo: profissionais de tecnologia e comunicação.

5ª Linha – Organização – como estruturar?

Exemplo: planilhas de orçamento doméstico e plataformas de gestão financeira.

6ª Linha – Recursos – como sustentar?

Exemplo: Treinamentos em gestão digital

7ª Linha – Monitoramento – Como avaliar progresso?

Exemplo: Planilha Excel que demonstra a evolução de competências, processos e finanças.

Pronto: Faça o seu CANVAS 2016; dê o nome que quiser; trabalhe com cores, caso queira; guarde seu CANVAS ou o coloque na parede. Atualize sempre que achar oportuno; durante o ano surgem oportunidades, surpresas e ideias. Faça do planejamento para o ano novo um planejamento para os próximos 12 meses.

Esteja aberto a coisas novas, sempre, e lembre-se: “Você é, ao mesmo tempo, o maior fator de sucesso e o maior freio de mão.” (Anônimo)

Experimente, sem moderação...

ExibirMinimizar
Digital