Café com ADM
#

Você precisa ouvir além dos gritos da emoção própria e da alheia

A redução/distorção das emoções alheias através da interpretação subjetiva superficial

Todos nós temos limitações e ou dificuldade em expressar e entender as emoções ou
inspirações, pois a realidade delas não pode ser integralmente expressa em palavras.

Essa dificuldade gerada pelo processamento subconsciente e a não atenção, facilidade ou limitação do consciente de transmitir com clareza através de uma comunicação eficiente pode gerar barreiras na comunicação.

Vamos então usar dois problemas a serem minimizados para exemplificar.

Primeiro como posso diminuir a distancia entre a realidade de minhas emoções com o meu discurso para que o receptor de fato me entenda?

Precisamos controlar a ânsia de comunicar e fazer uma leitura de nossas emoções de modo a estrutura-las. Isso permitira ter ciência sobre a natureza e intensidade das mesmas de modo que a não permitir que elas sabotem o contexto e o objetivo da conversa.

Segundo apesardo esforço da primeira situação como posso aumentar a minha capacidade de interpretação das emoções alheias?

Gerando um canal de receptividade emocional através de uma postura equilibrada (calma, atenciosa, aberta, etc.). Somamos a isso o controle da ânsia de conclusão, ou seja, precisamos ouvir com atenção e questionar sobre as dúvidas e não induzir a pessoa dizer o que queremos, no tom emocional e na duração que nos agrada. Permita que a pessoa se expresse em um contexto leve, sem pressão, do seu modo e no seutempo, assim o emissor irá ter uma amplitude de expressão emocional maior, facilitando para você a estruturação, reinterpretação e a formulação mais clara possível das emoções alheias.

Buscar o entendimento mútuo possibilita a calmaria entre os seres.

Leia também “Consciência virtual do observador e realidade essencial do observado– relações interpessoais.” e “O problema da comunicação é o “filtro eu” e ponto.”.

Fonte:

CURY, Augusto. Inteligência Multifocal.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.