Você pesquisa preços antes de comprar algo?

Isso vale tanto para compras em lojas físicas quanto em compras pela Internet. E quando é pela Internet, é necessário verificar se o site é confiável

Quem nunca presenciou um parente, um amigo ou o filho desejarem comprar algo apenas por um “impulso”, do tipo “ah, uma pessoa que eu conheço comprou e eu também quero comprar”? Pior do que a atitude de comprar algo por impulso, é comprar sem fazer uma correta pesquisa de preços. Acredite, se você parar para pesquisar, você encontrará diferenças grandes entre uma loja e outra.

No final do ano, quando aparecem muitas ofertas para atraírem os clientes para as lojas, os comerciantes podem utilizar várias técnicas para chamar atenção através do preço: parcelar em várias vezes sem juros, dar uma entrada somente dentro de alguns dias e parcelar o restante do pagamento. Observe que além do preço do produto em si, ainda oferecem uma garantia extra válida por um período de tempo maior, o que pode aumentar o valor final a ser pago. É muito importante verificar o que de fato a garantia irá cobrir, e cabe ao cliente escolher se deseja ou não adquirir ela.

As pesquisas de preço em lojas físicas devem ser feitas mediante a visita no estabelecimento ou verificando os famosos “jornaizinhos de oferta” que esse tipo de estabelecimento costuma divulgar para seus clientes.

Quando se trata de compras pela internet, você não precisa ficar verificando site por site para comparar os preços, pois hoje existem ferramentas que já fazem esse serviço para você e trazem os resultados na tela do seu computador/notebook/celular/tablet. Uma muito famosa é o “buscapé”, em que é possível digitar o nome do produto que você deseja e aí ele irá buscar os preços e traz o resultado de uma forma muito rápida. Além dessa comparação entre os preços, o buscapé fornece uma avaliação de cada loja. Tal avaliação é feita pelos próprios consumidores, indicando se voltariam a comprar novamente e se a loja cumpre o prazo de entrega prometido.

A quantidade de ofertas é muito grande, e é fundamental que seja comprovada a idoneidade das lojas. Por isso, a importância das pesquisas de preço e também da avaliação de cada loja.

Confira alguns sites, além do já citado buscapé, que fazem essa pesquisa de preços para você:

  1. Google Shopping Brasil - http://www.google.com.br/prdhp
  2. BuscaPé - http://www.buscape.com.br
  3. Shopbot - http://www.shopbot.com.br
  4. Shopping UOL - http://shopping.uol.com.br
  5. JáCotei - http://www.jacotei.com.br

Lembre-se, a pesquisa é fundamental pois uma compra desnecessária pode compromenter todo o orçamento seu e da sua família. Explore as melhores condições de pagamento. Se puder pagar à vista, negocie para obter um desconto (é uma negociação, e o lojista também tem a necessidade de vender). Caso não tenha condições de pagar a vista, parcele, mas verifique se o valor das parcelas não comprometerão receitas futuras suas. Para isso, é importante ter um controle financeiro adequado. E quando a compra é pela internet, verifique se o site é confiável, pois comprando em um que não é, você corre sérios riscos de nunca receber o produto.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento