Você já conseguiu um dia

Criatividade porque tanta expectativas a respeito se o processo criativo é inerente ao ser Humano? Movimento... Espontaneidade, valorização dos pequenos insight

Sempre escuto dos meus amigos e familiares frases do tipo “Como você consegue ser tão criativa”, “Eu nunca teria pensado nisso” ou “Gostaria de pensar assim”. As pessoas tem a criatividade como um paradigma, um bloqueio ou algo que simplesmente se nasce... Pensam que não é possível desenvolver. Na verdade o processo criativo é bem mais simples que imaginamos. Todos nos podemos e somos criativos à medida que entendemos e praticamos a criatividade.

Para ilustrar de maneira simples, basta visualizar uma criança, observe que um ser humano de 6 anos (por exemplo) não tem muitas experiências de vida, pouco provável que já tenha vivido uma situação de perigo ou tenha capacidade lógica para analisar. No entanto, existe mais criatividade do que a que há em uma criança? A facilidade de imaginar, inventar ou se adaptar a uma situação? Isso ocorre justamente porque a criança pratica, ainda que inconscientemente, todos os dias a sua criatividade. Ela não fica problematizando, ela simplesmente age.

CRIATIVIDADE de um modo geral nada mais é que CRIAR+ATIVIDADE, pensar e agir... Espontaneidade... Pessoas criativas vivem em movimento e colhe com atenção cada insight de pensamento. Não esperam a grande ideia e sim valorizam as pequenas ideias. Steven Johnson em seu livro “De onde vem as boas ideias” explica muito bem esse processo.

Pensar em uma solução diante um dilema exige contato com outras realidades, toda e qualquer experiência é válida no processo criativo, ou seja, seu passeio no parque, à ida a academia, a tarefa com os filhos, os filmes de “besteirol” americano, conversas informais... Tudo é fonte, material para uma solução criativa. Imagine que dentro do problema já foram esgotadas todas as hipóteses e comece a buscar alternativas. Obviamente o processo precisará de um tempo para surtir efeito, uma vez que, você já está habituado a seguir uma lógica em seu pensamento: procurar solução dentro do problema. Porém a tentativa de mudança por si só já fará a diferença! Como experiência pessoal posso dizer que me vi ainda mais criativa depois que inseri os filmes de comedia em minha vida. Comecei a visualizar a parte cômica das situações e isso foi um diferencial na tomada de algumas decisões.

Para finalizar, gostaria de dizer: Se você ainda acha que não possível, que na prática as coisas mudam. Não se esqueça. Você já foi criança e conseguiu um dia.

Publicado originalmente na plataforma Pulse, do LinkedIn

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento