Você está focado no como ou no quê?
Você está focado no como ou no quê?

Você está focado no como ou no quê?

Ninguém consegue estar com os dois ao mesmo tempo, no mesmo nível. Sempre a um ou a outro estamos mais atentos

É uma questão simples, que raramente prestamos atenção. É como quando estamos com nossa energia maior no que estamos fazendo e menos no objetivo, ou mais no objetivo e deixando um pouco de lado como estamos fazendo isso.

Ninguém consegue estar com os dois ao mesmo tempo, no mesmo nível. Sempre a um ou a outro estamos mais atentos. O problema é que aos poucos isso vai se tornando muito intenso e acabamos deixando completamente de lado o outro.

Você coloca um objetivo muito forte na sua mente. É natural o seu cérebro ficar tão focado a isso, prestando atenção em qualquer atalho para chegar lá. Ele respira isso, se estressa quando parece longe e não consegue dar tanta atenção aos detalhes do dia-a-dia.

Porém, acontece muito o inverso, e na verdade esse é o mais comum: a pessoa começa a focar cada vez mais nas coisas que faz, e fazer melhor, com processos mais bem definidos, quantidade e por aí vai e acaba por esquecer de onde está indo. Quando se dá conta, olha tudo que faz hoje e não percebe onde está indo, ou não sabe, ou não vê sentido naquilo.

São duas situações naturais, como falei, o "como" ou "o que" sempre terão uma predominância. O problema é não ajustar isso de tempos em tempos, deixando totalmente à deriva aquele que foi esquecido.

O simples fato de se fazer a pergunta do título já abre rápido sua percepção para aquilo que está acontecendo e a intensidade com que está acontecendo. O problema é estar imerso e não se perguntar, não olhar para si, acreditar que simplesmente está tudo indo bem porque está, ou não aceitar analisar quando está mal, por medo de descobrir verdade.

Se o foco determina a sorte, preste atenção onde ele está e assim mantenha-se sempre ajustando seu caminho em direção ao sucesso.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Alex Born

    Alex Born

    Alex Born é professor e pesquisador neurocientista, escritor, consultor, palestrante e conferencista, Administrador de Empresas pela UNICEP e Educador Físico pela FESC/UFSCAR, com ênfase em Gestão de Pessoas, Marketing e Comportamento Humano com M.B.A em Gestão Estratégica de Empresas, TOP PRESENTER em atividades físicas pelas maiores e mais consagradas instituições educacionais mundiais, Master Certified/ K. Universität, (Deutschland), Top Leader/ SportMuhle (Germany), Certified at World School of MKT (USA). Considerado o “Pai do Neuromarketing no Brasil” e um dos maiores especialista em neurociências, comportamento humano e estratégias em todo o mundo. Presença constante nos maiores eventos empresariais do país, realizou trabalhos em mais de 22 países, chegando a ser considerado um dos dez mais conceituados profissionais em Fitness e Wellness de todo o mundo e 8º colocado no Gym Teachers World Ranking. Diretor do GIECH: Grupo Internacional de Estudos do Comportamento Humano e da A.N.D.S [Agência Nacional de Desenvolvimento Sustentável], é Sócio-Diretor da XBL Consultoria e Treinamentos. Autor de diversos livros e DVDs sobre neuromarketing, comunicação e comportamento humano.

    café com admMinimizar