Você está consciente do seu ‘Círculo de Possibilidades’?

Ah!... Se não houvesse os limites para nossos desejos, nossos anseios e necessidades!... Como seria o mundo? Talvez as premiações pelos esforços desempenhados não tivessem mais valor. Talvez, as pessoas não teriam mais ambições ou desejo de conquistas. O mundo até poderia ser um tanto monótono, sem mérito e sem honra.

Por Witer Brasil

Ah!... Não fossem os limites para nossos desejos, nossos anseios e necessidades!... Como seria o mundo? Talvez as premiações pelos esforços desempenhados não tivessem mais valor. Talvez, as pessoas não teriam mais ambições ou desejo de conquistas. O mundo até poderia ser um tanto monótono, sem mérito e sem honra.

Todos nos estamos o tempo todo ameaçados por um grande numero de informações. A nossa sociedade está ficando saturada de comunicação através da mídia e principalmente das redes sociais. A força das comunicações e interesses promocionais das instituições financeiras e comercio dos bens de consumo estão cada vez mais convincentes, as promoções imperdíveis, ofertas maravilhosas que nos despertam desejos às vezes incontroláveis; isso tudo é um poder que nos fascina e nos perverte.
Somos o tempo todo, tomados por uma força de gravidade ao consumismo.

Essa abordagem vem tirando de nos, desprevenidos, o senso de limite do nosso circulo de possibilidades. Ainda que, muitas vezes não tivemos educação nos alertando de tais situações, é possível que tenhamos herdado geneticamente o senso de limite do nosso ‘Circulo de Possibilidades’. Se lembrarmos, com saudade, de nossos avos ou bisavós, é fácil entender como eles eram tão responsáveis e orgulhosos dos seus limites relacionados com as suas possibilidades.

O nosso ‘Circulo de Possibilidades’: Esse é o conceito imaginário de um circulo que circunscreve sobre nos, definindo o nosso caráter e limitando os nossos desejos, anseios e necessidades. Se ultrapassarmos esse limite, perderemos o controle. Isso é uma bela, simples e eficiente metáfora programada para que possamos administrar o nosso comportamento a fim de termos uma vida tranquila, segura e com mente saudável. É uma idéia simbólica, contribuição da Maçonaria onde o compasso do pedreiro circula sobre o maçom definindo o seu limite. Junto do compasso tem ainda o esquadro que simboliza a inteligência e propõe que o maçom terá que viver conforme um ângulo certo e na retidão de seus propósitos. Quando o maçom deseja ampliar o tamanho de seu circulo, de seu caráter, de seus valores e de suas possibilidades, terá então que usar a inteligência simbolizada pelo esquadro. Inclui então, o estudo da lógica, retórica, gramatica, fundamentos de economia e outras matérias que faz parte do elenco de propostas que o maçom precisa para ampliar o tamanho do circulo que o circunscreve.

Apesar de ser um conceito milenar, ele é ainda tão atual e necessário a qualquer pessoa, independente de ser maçom, para obtermos uma harmonia social e econômica de nossas individualidades nos dias de hoje. Como está o seu circulo de possibilidades? Faça um exame de consciência, defina seus limites e fique dentro dele. Desse modo terá ajuda do Grande arquiteto do Universo. É assim, que os maçons convivem e acreditam. Embarque nessa e será bem sucedido.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento