Você é um Sadim ou um Midas?
Você é um Sadim ou um Midas?

Você é um Sadim ou um Midas?

Embora suas atitudes, por vezes, o transformem em um personagem caricato, em um bufão até, o Sadim é real. E perigoso

A estréia desta coluna marca também a estréia de uma figura que nasceu em meu livro "3 Minutos Para o Sucesso", ganhou livro próprio - "Midas & Sadim" - e virou personagem de tirinhas. Trata-se do Sadim – ou Midas escrito ao contrário. Enquanto Midas representa as pessoas que “transformam em ouro” tudo o que tocam, Sadim personifica o oposto. Vaidoso, egocêntrico e invejoso, sempre dá um jeito de estragar bons negócios, semear o caos e prejudicar a todos – inclusive a si mesmo. Além de provocar risadas, o Sadim tem algo a ensinar: tudo o que não se deve fazer para chegar ao sucesso.

Achei graça quando ouvi pela primeira vez essa expressão, Sadim, mas logo percebi que por trás de uma suposta brincadeira havia um tema muito complexo e profundo a ser tratado. Embora suas atitudes, por vezes, o transformem em um personagem caricato, em um bufão até, o Sadim é real. E perigoso. Sua incrível capacidade de fomentar intrigas, destruir relacionamentos, agir movido pela inveja, colocar negócios a perder por seu egocentrismo e visão limitada e contaminar qualquer ambiente com sua falta de ética e intolerância faz dele uma ameaça.

Quem nunca encontrou uma pessoa assim? Quem nunca foi de alguma forma prejudicado por um típico Sadim? De minha parte, posso afirmar que em todos os meus negócios, em todos os meus empreendimentos e iniciativas, sempre os encontrei. É comum mencionarmos a importância de fatores como o talento, a competência e o conhecimento técnico para consolidar uma carreira ou levar uma empresa ao sucesso. Mas nem sempre mencionamos um fator que pode obscurecer todos os outros: a personalidade. A primeira lição que o Sadim nos ensina é que mesmo uma pessoa talentosa e competente pode destruir suas chances de vitória se lhe faltarem ética, integridade, generosidade, flexibilidade e outros elementos que caracterizam o verdadeiro vencedor.

Nesta coluna, você encontrará as informações necessárias para identificar o Sadim, conhecer seus “pecados capitais” e os antídotos para neutralizá-los. Contudo, não basta permanecer alerta contra os Sadims que nos cercam e baixar a guarda contra o Sadim que existe dentro de cada um de nós. Como seres humanos que somos, às vezes oscilamos para o lado de Midas, às vezes para o lado do Sadim. Decidir qual desses lados deve prevalecer equivale a decidir se desejamos vencer nos negócios e na vida de maneira digna – ou não.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.