VOCÊ É UM GERENTE EMPREENDEDOR? (INTRAPRENEUR?) - Parte I

VOCÊ É UM GERENTE EMPREENDEDOR? (INTRAPRENEUR?) - Parte I Por Ernesto Artur Berg Responda às perguntas a seguir, levando em conta exatamente a forma como você age e faz hoje. Em cada questão assinale apenas uma das opções. (Anote suas respostas numa folha a parte). 1.Você tem um plano de desenvolvimento profissional claramente definido (objetivos, datas, como fazer etc.) para os próximos: a. ( ) 5 anos? b. ( ) 3 anos? c. ( ) 1 ano? d. ( ) Não tenho nenhum plano claramente definido. 2.Em sua especialidade ou área de interesse profissional, quantos cursos ou seminários de curta duração (1 a 5 dias) você faz por ano? a. ( ) 6 ou mais b. ( ) 4 a 5 c. ( ) 2 a 3 d. ( ) 1 e. ( ) Não participo de cursos e seminários todos os anos. 3.Quando, na organização em que você trabalha, há um projeto ou trabalho novo e desafiador a ser desenvolvido e que envolve a sua especialidade ou área de conhecimento, você se candidata como voluntário (mesmo que isso implique horas adicionais de trabalho e o sacrifício de alguns fins de semana)? a. ( ) Sempre b. ( ) Muitas vezes c. ( ) Raramente 4.Considerando a sua especialidade ou área de interesse profissional, quantas revistas ou periódicos você assina atualmente? a. ( ) 3 ou mais b. ( ) 2 c. ( ) 1 d. ( ) Nenhum 5.Você habitualmente se coloca à disposição de organizações, grupos ou pessoas para dar palestras sobre sua especialidade ou área de conhecimento? a. ( ) Sim b ( ) Não 6.No seu entender, qual dessas relações é a que traz maior sucesso? a. ( ) Conhecimento, perseverança, autoconfiança, ambição. b ( ) Comando, dedicação, calma, interesse. c. ( ) Criatividade, empenho, concentração, agilidade. 7.Você quer ser promovido a um cargo para o qual se julga perfeitamente capacitado e, para tanto, você: a. ( ) Espera que o reconheçam. b. ( ) Passa a se vestir melhor c. ( ) Trabalha com mais afinco e naquela direção d. ( ) Estreita mais suas relações com a pessoa que decide sobre sua promoção. 8.Você acredita em si e se vê ocupando cargos proeminentes em sua organização ou em outra companhia? a. ( ) Constantemente. b. ( ) Algumas vezes c. ( ) Quase nunca 9.Você se sente constrangido em vender sua imagem, seu trabalho e suas idéias perante colegas de mesmo nível ou a outros chefes da sua companhia? a. ( ) Sim b. ( ) Não 10.Você sabe distinguir claramente o que é prioritário em seu trabalho daquilo que não é (e portanto só rouba o seu tempo)? a. ( ) Sim b. ( ) Não 11.Se, por algum motivo, você fosse repentinamente despedido do seu emprego, a quantas pessoas, entidades ou empresas você poderia recorrer, sabendo que haveria reais possibilidades (e não apenas suposições) de que elas conseguissem um novo emprego para você com certa brevidade? a. ( ) 6 ou mais pessoas, entidades ou empresas b. ( ) 4 a 5 c . ( ) 2 a 3 d. ( ) 1 e. ( ) Nenhuma. 12.Além de seu próprio departamento, você conhece bem toda a sua empresa (isto é, seus produtos, mercado, concorrência, fornecedores, quais os outros departamentos ou setores, o que eles fazem, quem são as chefias etc.)? a. ( ) Sim b. ( ) Não 13.Você se considera um bom negociador? (Sabe como iniciar, desenvolver e terminar uma negociação?) a. ( ) Sim b. ( ) Não 14.Você sente-se bem liderando, orientando e tomando a iniciativa no trabalho? a. ( ) Sim b. ( ) Não 15.Você sente dificuldade em tomar decisões sob forte pressão? a. ( ) Sim b. ( ) Não 16.Quando você comete um erro de grande ou médio porte em seu trabalho, sua primeira atitude é: a. ( ) Tentar resolvê-lo e esquecê-lo logo. b. ( ) Explicar que a culpa não foi só sua mas também de outras pessoas envolvidas. c. ( ) Aceitar o erro e sentir-se culpado d. ( ) Assumi-lo, tentar resolvê-lo e aprender algo de construtivo com o que aconteceu. 17.Você é filiado a alguma associação ou entidade profissional diferente da sua profissão ou do trabalho que você executa? a. ( ) Sim b. ( ) Não 18.Quantas sugestões efetivas de melhoria de trabalho você deu nos últimos doze meses em seu departamento e que, mesmo que não tenham sido aplicadas, foram ao menos analisadas criteriosamente pela chefia? a. ( ) Mais de 8 b. ( ) Entre 5 e 8 c. ( ) Entre 1 e 4 d. ( ) Nenhuma 19.Você dedica mais de 40 minutos por dia à leitura de textos (que não sejam relatórios, memorandos etc.) relativos à sua especialidade? a. ( ) Sim b. ( ) Não 20.Pelo menos 10% do seu tempo diário (entre cinqüenta e sessenta minutos) são dedicados a atividades de caráter inovador, não ligadas a rotinas ou tarefas? a. ( ) Sim b. ( ) Não FAÇA SUA AVALIAÇÃO Assinale pontos de acordo com a letra que você marcou em cada uma das seguintes questões: 1. a.3; b.2. c.1; d.0 11. a.4; b.3; c.2; d.1; e.0 2. a.4; b.3; c.2; d.1; e.0 12. a.1; b.0 3. a.3; b.2; c.0 13. a.1; b.0 4. a.3; b.2; c.1; d. 14. a.1; b.0 5. a.1; b.0 15. a.0; b.1 6. a.3; b.1; c.2 16. a.1; b.0; c.0; d.2 7. a.0; b.1; c.3; d.2 17. a.1; b.0 8. a.2; b.1; c.0 18. a.3; b.2; c.1; d.0 9. a.0; b. 19. a.1; b.0 10. a.1; b.0 20. a.1; b.0 TOTAL DE PONTOS_________ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO De 36 a 40 pontos. Parabéns. Você é um gerente empreendedor. Tem iniciativa, ambição, autoconfiança, sabe o que quer e de como chegar lá. Se, além de ter essas qualidades, souber como trabalhar em equipe e valorizar pessoas, então você é um gerente empreendedor completo. De 31 a 35 pontos. Você tem várias características do gerente empreendedor, o que é bom, pois trabalhando mais nesse sentido terá todas as condições de desenvolver este perfil. Veja as questões em que você obteve menos pontuação porque é lá que você deve investir mais para melhorar o seu desempenho. De 25 a 30 pontos. Faltam-lhe algumas características importantes do gerente empreendedor. Essas características faltantes poderão ser trabalhadas se você observar as perguntas nas quais obteve menos pontuação, pois elas lhe dirão onde deve melhorar. Abaixo de 25 pontos. Faltam-lhe muitas características do gerente empreendedor. Não desanime. Depende de você mesmo. Veja as sugestões dadas às outras pontuações maiores. ACIMA DE TUDO VOCÊ É O QUE ACREDITA SER Todos nós conhecemos pessoas que atingiram êxito em seus empreendimentos, galgaram os degraus do sucesso, são respeitadas, admiradas e até invejadas por outros.Conhecemos também pessoas que parecem colecionar fracassos e insucessos ininterruptamente, não importa o que façam para melhorar. São pessoas quase sempre amarguradas, azedas, que culpam o destino, a falta de sorte, a situação econômica do país, a família, o chefe, a doença ou seja lá o que for, pelos seus eternos azares e infortúnios. Qual a diferença entre quem atingiu o sucesso e quem costumafracassar? A diferença é apenas esta: o estado de espírito. Esta é a causa que dá lugar a todas as outras conseqüências na vida das pessoas. Enquanto uma pensa e age positivamente, tem autoconfiança e uma atitude construtiva perante a vida, a outra acumula pensamentos negativos, autodepreciativos e desanimadores. Olhe para essas pessoas. Você já percebeu que os vencedores se cercam de pessoas vencedoras, positivas, dinâmicas, enquanto que os perdedores rodeiam-se de fracassados, negativistas e derrotistas? É a lei da natureza: os semelhantes atraem os semelhantes, seja para o bem ou para o mal. Quanto mais positivo o indivíduo é, mais positivo se torna. Infelizmente essa lei também se aplica ao oposto: o indivíduo de atitudes negativas tende a se tornar cada vez maisnegativo. A primeira e mais importante diferença entre o gerente de sucesso e o fracassado é o estado mental negativo deste último, que não consegue levantar-se, mesmo que seja um profissional tecnicamente competente. Por quê? Porque não adota determinadas atitudes e comportamentos específicos que fazem sua carreira progredir. É sobre isso que tratarei na próxima semana: as principais características e atitudes que fazem as coisas acontecerem na vida profissional das pessoas. O americano costuma chamá-lo de intrapeneur, palavra que significa empreendedor interno, isto é, aquele que faz as coisas acontecerem dentro da empresa em que trabalha. Condensado do livro Manual do Chefe em Apuros de Ernesto Artur Berg. berg@quebrandobarreiras.com.br www.quebrandobarreiras.com.br
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.