Você é um empreendedor?

Você não tem uma empresa própria ? Não tem Startup ? Não inventou a lâmpada ? E se considera empreendedor?

Bom dia empreendedores,

Esta semana aconteceu algo quase que inacreditável comigo. Estava sentada em um restaurante jantando com meu marido, falávamos de negócios, empreendedorismo e futuro. Quando de repente surge um senhor alto, grisalho, e aparentemente bem vestido, ele aborda meu marido e fala : Boa noite, desculpe interrompê-los, mas vc é autônomo?

Meu esposo responde : Sim.

Tem interesse em trabalhar comigo ? Como revendedor de cosméticos e ganhar muito dinheiro ? Resposta : não, muito obrigada, mas minha área é outra, trabalho com tecnologia. O senhor, não satisfeito com a resposta insistiu : Vc irá ganhar muito dinheiro, estou falando de empreemdedorismo, conhece ?! " E olhando pra mim, questionou - Conhece ?! Eu prontamente disse : Sim ! Ele questionou, da onde ? Eu respondi : dos livros que leio sobre o tema, das palestras, da faculdade, inclusive tenho uma página na rede social chamada EMPREENDA !

Eis que veio a pergunta : E vc trabalha com o que ? Respondi : sou funcionária de uma empresa, sou assalariada.

Neste momento uma chuva de questionamentos caiu em cima de mim. O senhor prontamente começou a falar : Vc fala que sabe o que é empreendedorismo e é assalariada ? Tá de brincadeira ? Vc é acomodada, não deve ter sonhos, está na zona de conforto !
Nesse momento, senti uma mistura de raiva e nervosismo, mas não queria deixar esse sentimento transparecer. Pensei em retrucá-lo dizendo que é possível EMPREENDER sendo funcionário, afinal estou empreendendo em minha carreira, poderia responder dizendo que em 8 anos de empresa conquistei 4 promoções, que me levaram da recepção até o cargo de alto gerencia, poderia dizer que trabalho liderando mais de 100 funcionários, e com uma receita mensal acima 1 milhão, poderia dizer que meu desafio profissional é acreditar na missão da Companhia, e fazer desse sonho uma realidade, poderia dizer que estou no início de carreira, e uma experiência como funcionária me proporcionaria um rico conhecimento e Network. Poderia dizer que Jorge Paulo Lemann começou a carreira como funcionário..

Enfim, poderia responder com infinitos argumentos contestando a desqualificação que o senhor tentou atribuir-me, mas preferi me calar. Embora eu acreditasse com todas as forças em meus argumentos, acredito que todos nós podemos ser empreendedores, uns do próprio negócio outros não, ainda, mas todos empreendedores da Vida.

Após os comentários do Senhor, ele pediu licença e se retirou. Ele se foi, mas a semente que ele plantou, ficou. Deixou comigo a certeza de que sou uma empreendedora.

Obrigada

ExibirMinimizar
aci baixe o app