Você é consumista? Tome cuidado, meu amigo!

E de novo o consumista compra aquilo que não precisa para agradar alguém que não gosta com aquele dinheiro que ele não tem. Esse é o resumo de quem é consumista. Um desejo que em alguns casos é incontrolável e que pode causas vários e vários problemas. Veja aqui o artigo que mostro com detalhes o perfil consumista e os porquês que levam atitude desenfreada

E de novo o consumista compra aquilo que não precisa para agradar alguém que não gosta com aquele dinheiro que ele não tem. Esse é o resumo de quem é consumista. Um desejo que em alguns casos é incontrolável e que pode causas vários e vários problemas. Agora te mostro com detalhes o perfil consumista e os porquês que levam atitude desenfreada. Veja depois a versão em vídeo.

Alguns pensamentos de muitas pessoas consumistas são os seguintes: ” Vou morrer mesmo, então vou aproveitar e gastar tudo, até porque não vou levar dinheiro no caixão”, ” É a última “, ” Eu trabalho e mereço “, ” Vou pagar parcelado ” e assim vai.

Mas porque gastar assim desenfreadamente? Como evitar? Como deixar de ser consumista ?

É um assunto bem delicado e bem amplo, então neste artigo vou te dar uma visão sobre isso para te ajudar.

De um modo geral, o consumista gasta para saciar um prazer prazer imediato e ponto. Ou seja, a ele/a está se sentindo mal, triste, abalado, com raiva e encontra na compra uma forma de se sentir bem. Porém, há dois detalhes importantíssimos que devem ser vistos.

Primeiro: É imediato ou por um curto tempo. O sentimento, sensação de felicidade dura pouco. Imagine você acessando uma loja do shopping e adquirindo uma roupa de grife. Após isso, as pessoas consumistas sentem-se bem, após isso usam ela e se sentem bem por estar utilizando o que compraram.

Segundo: O sentimento de alegria ocorreu de um fator externo e não interno. O consumista procura através de um fator externo cuidar do sentimento interno. Um abraço, um beijo, um obrigado, uma sensação de realização, conquista que vem de dentro é muito mais duradoura e realmente preenche o seu sentimento. Imagine o momento que uma mãe tem seu bebê. Aquele exato momento é incrível para ela a preenche por completo.

Sendo assim, cuide de se preencher de dentro para fora e não o inverso.

Como evitar?: Para evitar ou ao menos minimizar o desejo de comprar, para e pense por um minuto? O que é importante para você? Lá no fundo, você deixar de ser quem é se ficar sem comprar uma roupa, tênis, salto, um celular novo, um computador de última geração, aquela camisa de marca ? Será? As vezes os consumistas compram para serem aceitos na sociedade. Eu te pergunto: Tudo bem para você ficar em grupos ou ter amizades de pessoas que apenas de aceitam de for de determinada forma? São seus amigos porque são ou porque incorpora um modo artificial de ser? Se que utiliza tudo o que compra? Utiliza todos os recursos do seu celular que só falta sair água de dentro para tomar quando está com calor? Ou comprou para as pessoas ficarem falando bem do seu celular e se perguntando como comprou?

O Problema: De um modo geral, o consumista também é um grande endividado. Ele tem vários e vários cartões e sempre tem dificuldades de se manter em dia. O ciclo se repete apenas pagando o mínimo para liberar dinheiro no cartão e assim poder comprar novamente.

Veja aqui meu vídeo Você é consumista na qual falo sobre o consumismo.

Agora é sua vez, comente abaixo o que achou e responda. Você é consumista?

ExibirMinimizar
Digital