Você conhece seus principais desejos?

Uma interessante pesquisa mostrou quais os principais desejos das pessoas ao longo de um dia comum. Quer saber o que está no topo da lista?

Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2015 foi realizada a 3ª Conferência de Educação Financeira e Comportamento do Investidor (IEC2015), no Rio de Janeiro.

Em uma interessante reflexão, Bernardo Fonseca Nunes, pesquisador do Centro de Ciência Comportamental da Universidade de Stirling, nos mostra quais os principais desejos das pessoas ao longo de um dia comum (das 7h às 23h), mapeados e apresentados na imagem abaixo:

Fonte: Nunes, B. Fonseca. Autocontrole e vida financeira: descobertas recentes. 3ª Conferência de Educação Financeira e Comportamento do Investidor, 2015.

Vejam que, no topo do gráfico, está o desejo de Postergar. Isso te parece familiar? Pois é... Infelizmente, todos estamos susceptíveis à vontade de "deixar para depois o que podemos fazer agora". É um desejo natural, principalmente quando se trata de algo que não nos dá prazer, algo mais complexo (que requer uma série de etapas), ou até mesmo uma simples atitude que poderia ser tomada para resolver um problema pontual.

A propósito, será que você também é uma das muitas pessoas que têm postergado educar-se financeiramente? Você tem adiado a formalização do seu Projeto de Vida?

Sem sombra de dúvidas, o planejamento para a aposentadoria é uma das ações que as pessoas mais deixam em segundo plano. Quando resolvem tratar isso como um objetivo, lá no futuro, muitas vezes já estão próximas de aposentar-se e dificilmente alcançarão a qualidade de vida desejada quando aposentadas.

Como contornar essa situação? É isso que precisamos descobrir! Cada um de nós pode criar mecanismos na sua vida para driblar esse desejo de Postergar. Quais recursos você já tentou utilizar? Qual estratégia pode funcionar melhor para você?

Pare para pensar: o que você tem postergado na sua vida? Faça uma lista de todas as pendências e defina dia e horário para eliminar cada uma delas. Trate isso como uma prioridade, assim como todas as outras coisas que tanto lhe agradam e que você não mede esforços para realizar.

Com carinho!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento