Você conhece seus funcionários?

Você é daqueles que se tranca numa sala e só fala com sua equipe quando é para passar algum trabalho ou cobrar? É daqueles que acha que tem que manter a distância para ser respeitado? Que não se aproxima para que eles não confundam a amizade? Que raramente almoça com a equipe?

Já parou para pensar que você pode perder muito se colocando numa redoma e estando tão distante? É possível sim ter proximidade sem perder o respeito, sem perder a liderança, pergunto você sabe quando é o aniversário dos "seus" colaboradores? Pois é uma coisa tão simples, que muitos tratam como banalidade, acaba magoando, uma vez ouvi de um funcionário que trabalhava há mais de 20 anos na empresa chorar porque na área que ele trabalhou por anos ninguém se quer o cumprimentava, imagina alguém trabalhar por tantos anos, e nem seu gestor ter a delicadeza de dar um simples parabéns? A maioria de nós nos importamos e damos valor a isso, por mais dura e distante que a pessoa possa ser ela valoriza esses pequenos gestos.

Você como gestor não precisa almoçar todos os dias com a equipe, mas reserve algumas vezes no mês, algum dia da semana e almoce com eles, é uma oportunidade de sentir o clima da equipe, sentir se você é bem vindo, conhecer eles além do que são pagos para fazer. Reserve uma vez ao mês um dia para fazer um café da manhã, fazer algo descontraído, enxergá-los não como robôs mas sim como pessoas, são detalhes que fazem toda a diferença no dia-a-dia.

De vez em quando tenha um interesse real na vida deles, já vi muito gestor nem saber que seu funcionário ia ser pai, você não precisa ser o melhor amigo, frequentar a casa, não é isso, é entender quem são as pessoas com quem trabalha, se você conhece cada um você consegue saber quando eles não estão dando resultado se é algo na empresa, se é na família. E uma coisa é ser justo, outra coisa é tratar todo mundo igual, tem pessoas que não conseguem trabalhar sob pressão, tem outras que adoram, tem uns que são mais dinâmicos, outros preferem a rotina, quanto mais você conhecê-los melhor vai adequar as atividades.

Já vi muita gente boa em lugar e posição erradas, muito analista excelente sendo desperdiçado como gestor, nem todo mundo quer ou tem vocação para gerir, e muita gente talentosa com potencial de liderança fazendo atividades operacionais.
Quanto mais você conhecer sua equipe menos talento e recursos você perde, e você só os conhece se houver uma vontade real de aproximação, se você ficar na sua sala como um peixe no aquário pode ter certeza que estará boiando, e correndo o risco de se afundar.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento