Você já percebeu como o ativo imobilizado da sua empresa “desaparece” por falta de controle?
Você já percebeu como o ativo imobilizado da sua empresa “desaparece” por falta de controle?

Você já percebeu como o ativo imobilizado da sua empresa “desaparece” por falta de controle?

O controle patrimonial é fundamental para dar maior credibilidade aos controles da empresa

Essa realidade é muito comum nas empresas, entretanto, somente é identificada quando um controle é implantado. O Controle Patrimonial é o meio de dar fim a essa situação.

A implantação do Controle Patrimonial

Esse processo é fundamental para empresas que estão em crescimento ou que já estão consolidadas como empresas médias ou grandes e principalmente com mais de uma unidade.

É fundamental que para que o processo de implantação ocorra de forma segura e seguindo padrões, o mesmo, que seja realizado por empresas especializadas, ou seja, Consultoria Empresarial especializada em Inventário e Avaliação Patrimonial.

A Sistematização das Informações

É de extrema importância que uma vez o start do processo de Controle Patrimonial tenha sido realizado, que a empresa tenha ferramentas para manter esse controle sempre atualizado, e para isso, se faz necessário um sistema de Gestão Patrimonial, caso a empresa não tenha um ERP que tenha o modulo patrimonial, a mesma deverá optar em adquirir um sistema de Controle Patrimonial.

A Manutenção

As movimentações quando ocorrerem deverão ser alimentadas no sistema, para que uma posição atualizada possa ser obtida a qualquer momento, para isso é importante nomear uma pessoa ou um departamento para a realização dessa manutenção.

Inventário Rotativos

A realização de inventários rotativos se faz necessário e deve ocorrer de forma aleatória ao menos trimestralmente, preferencialmente por centros de custos, entretanto é importante que parra isso a empresa tenha definido um organograma e que seus responsáveis tenham o devido conhecimento de suas responsabilidades sobre a precisão.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar