Viva de coaching vendendo para empresas

A Especialista e Master Coach Executiva e de Negócios Cássia Morato revela algumas estratégias para você, coach, começar a conquistar clientes corporativos e alavancar seus resultados, ainda, ao final, você terá a oportunidade de fazer parte de um grupo dela. Veja...

Em uma vista breve junto a determinados grupos de whatsapp, facebooks ou até mesmo eventos e rodas de conversas envolvendo a ‘profissão coach’, podemos perceber profissionais coaches com dilemas, angustias e preocupações inseridos em um (ou mais) desses grupos:

  • Formou-se recentemente em Coaching e não sabe quais os passos para viver da sua paixão;
  • Quer ter um faturamento regular e previsível com atendimentos coaching mas não sabe como;
  • Considera migrar de nicho e atender empresas mas não sabe por onde começar;
  • Já fez diversas formações técnicas mas não consegue escalar seu negócio, aumentar seu valor/ hora;
  • Quer preparar e vender workshops, palestras e treinamentos para empresas mas tem dificuldades de selecionar os temas, analisar as demandas e elaborar as apresentações.


Talvez você se identifique com algumas dessas questões ou conheça amigos coaches passando por um (ou mais) desses dilemas! Você deve conhecer profissionais que investiram uma quantia considerável em cursos de formação e não conseguem vivem de coaching! Isto sem contar aqueles que estão quase desistindo da ‘profissão coach’, certo?

O que dizem as pesquisas?

Segundo pesquisas ICF (International Coach Federation) publicado no Jornal Estado de São Paulo:

“O número de coach’s brasileiros saltou de 8.000 em 2014 para 35 mil em 2017 (crescimento de mais de 30%), contudo, mesmo diante da consolidação do coaching em território nacional, estima-se que apenas 5% dos profissionais consegue viver muito bem trabalhando na área”.

Podemos perceber que esses dados reforçam o quanto alguns dilemas, falados anteriormente, são latentes! Dentre os motivos de tão poucos profissionais conseguirem viver como coaches, está de não verem “seu serviços como um negócio, inclusive criando estratégias e ações de vendas, também, de diferenciação e de gestão”. Como se comunicar com o mercado? Como gerenciar seu negócio? E aí que está o problema crucial da grande maioria pois muitos destes profissionais coaches gastam muito com formações técnicas e esquecem da parte comercial e de análise de mercado, da demanda, enfim, de encarar o ofício como um negócio.

O futuro do Coaching

Segundo estudos de instituições sérias, há uma perspectiva de crescimento de demanda por profissionais coaches voltados para os segmentos de gestores, líderes e executivos, ou seja, o Coaching Executivo e de Negócios não para de crescer, seja por meio de atendimentos individuais junto aos colaboradores, seja por meio de workshops, palestras ou treinamentos organizacionais. Afinal, seja na crise ou com o mercado aquecido, as empresas querem produzir e lucrar cada vez mais, logo, estão dispostas a pagarem bem para profissionais que as ajudem nisso! São elas que estão mais ávidas por terem terem suas “dores” e problemas resolvidos. Não acha? Já pensou na “dor” de um líder que vê sua equipe caindo em termos de performance e impactando, por consequência, nos resultados financeiros da empresa?

Em outras palavras, profissionais coaches que atuarem junto as empresas oferecendo serviços de qualidade, terão maiores possibilidades de viverem de fato do coaching! Assim sendo, já pensou em vender seus serviços de coaching para as organizações?

Com base nesse contexto e nos desafios dos quais os profissionais de coaches vivenciam, perguntei a especialista Cássia Morato sobre possíveis ações que os coaches poderiam fazer para alavancar suas carreiras e, embora ela tenha falando que na sua “Lista de Transmissão Vip para Coaches e Profissionais de Rh” (whatsapp: 32- 99193-5565) ela compartilha várias dessas estratégias especificamente, mesmo assim compartilhou conosco um pouco da experiência, o que foi quase uma consultoria (“imagine o valor hora de uma atendimento dela?” Risos!). Então, aproveite!

O que diz a especialista

Cássia Morato, Master Coaching Executivo e de Negócios, bem como Especialista, Professora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em instituições como FVG e ESPM ressalta que:

“Ao longo da minha atuação como como formadora e mentora de coaches, tenho visto de forma recorrente, que um padrão se expressa com muita ênfase e grande frequência, como: Medo ou grande dificuldade de vender, receio de fracassar na abordagem de vendas, padrão repetitivo de autossabotagem...entre outros!”

Então o que fazer para amenizar tais dilemas, angustias e preocupações comuns que alguns profissionais coaches relatam? Perguntei a Cássia Morato e abaixo, de forma resumida, coloquei algumas de suas respostas:

• “Compreenda qual a dor/ problema que seu cliente quer resolver”;
• “Identifique quais são as coisas que você terá de aprender para obter sucesso nessa atividade, inclusive comercialmente”;
• “Estabeleça quais as pessoas em quem você pode se espelhar para encurtar sua curva de aprendizado”;
• “Escolha qual é a mentalidade que você quer cultivar”;
• “Reconheça e gerencie quais as desculpas que provavelmente você poderá dar para si mesmo durante o caminho”;
• “Desenvolver sua capacidade de se recuperar diante de um revés, de um resultado medíocre, mantendo sua energia e determinação sempre focadas no seu propósito e não no curto prazo”.

Aproveitando, quer fazer parte de uma “Lista de Transmissão Vip para Coaches e Profissionais de Rh” e continuar esse “bate-papo” direto com ela? Basta mandar uma mensagem via whatsapp para (32) 99193-5565 para mim com o ‘seu nome’ e a palavra ‘Adm’. Vai se surpreender com o conteúdo gratuito que receberá, ainda, se preferir, poderá fazer algumas perguntas para a própria Cassia!

BORA JUNTOS NESSA JORNADA!

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