Café com ADM
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Visitando Clientes

Trabalho com vendas há alguns anos e nesse tempo pude aprender um pouco em cada empresa que trabalhei e visitei. Tenho muitos amigos que também trabalham com vendas e alguns vivem se queixando que a política da empresa é venda de porta-a-porta, ou seja, os consultores comerciais devem ir de empresa em empresa para tentar vender seu serviço ou seus produtos. Outras empresas até possuem um assistente ou uma pessoa de telemarketing só para agendar as visitas. Mas como são agendadas essas visitas? Porque ir de porta em porta? Não adianta sair batendo de porta em porta ou marcando visita por telefone de qualquer forma, pois o resultado final não será satisfatório. No final do dia, uma dúzia de empresas visitadas, meia dúzia de reuniões feitas e nenhuma venda. Porque isso ocorre? Isso ocorre porque você está visitando empresas que não tem o foco de sua venda, que não se interessam pelo seu produto ou serviço e sabe porque isso ocorre? Porque não está sendo identificado o perfil da empresa que está sendo visitada. Antes de mandar seu consultor comercial para a rua visitar empresas de porta em porta ou ir a uma reunião é necessário fazer um breve levantamento da empresa. Saber se ela está dentro do perfil de seu produto ou de seu serviço, se ela tem demanda para comprar seu produto ou serviço, quem é o seu concorrente que já vende para essa empresa, porte da empresa, para quem eles vendem, etc. Essas informações podem ser obtidas com uma breve conversa por telefone com a pessoa responsável pelo setor, ou até mesmo com a telefonista. E ainda há a internet, o que facilitará ainda mais a obtenção de informações. Vamos mudar o plano de atuação, sugiram essas informações para seus chefes e parceiros, discuta com a equipe e vejam se todos estão de acordo. Faça um teste para ver se os resultados melhoram. O que é mais importante para a empresa, um relatório no final do dia com uma dúzia de visitas e nenhuma venda ou um relatório com uma, duas ou três visitas, mas com pelo menos uma venda? E lembre-se, o consultor comercial é o cartão de visitas da empresa, por isso: 1 Esteja impecável com a apresentação pessoal (barba feita, corte de cabelo em dia, roupa limpa e passada, etc.); 2 Esteja sempre com seu cartão de visitas; 3 Leve o portfolio de sua empresa, preferencialmente personalizado com o nome da empresa a ser visitada, com o nome da pessoa que vai participar da reunião e se for mais de uma pessoa, deve haver portfolio para todas as pessoas, igualmente personalizados. Boas vendas para você e sua equipe e muito SUCESSO!
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