Visão 360 graus

Estratégia é um termo utilizado nas ciências militares para coordenar ações de guerra. No contexto da administração a estratégia, através de conhecimentos e processos administrativos, orienta a tomada de decisões para que a empresa obtenha eficiência e bons resultados.

Para este planejamento o primeiro passo é ter o máximo conhecimento da empresa e do ambiente em que está inserida, ou seja, o mercado. Esta é a ideia defendida por Eike Batista em seu livro “O X da questão”. É certo que o autor está com sua imagem desgastada devido a falência de algumas de suas empresas, mas nem por isso devemos desprezar suas ideias, até porque, o que descreve em seu livro é totalmente coerente com várias abordagens científicas de estratégia. O livro explica a Visão 360 graus, que o autor define como “um bússola que norteia as ações e permite que cada empresa seja uma peça em um grande mosaico integrado”.

Isto destaca a importância de não apenas a empresa estar estruturada, como defendia-se até há algum tempo atrás. De igual importância, se não ainda maior, é a análise do ambiente, que inclui concorrentes, clientes, fornecedores, tendências, políticas, governos, etc., ou seja, o grande mosaico integrado apontado pelo autor.

A partir disto Eike Batista sugere a necessidade de as empresas e os gestores estarem atentos à nove áreas fundamentais, que são: pessoas, finanças, jurídica, política, logística, ambiental e social, comunicação, saúde e segurança. Acrescento, ainda, que cada empresa deve ordenar estas áreas de acordo com a importância no seu negócio e adicionar novas, se necessário.

O mercado é um ambiente selvagem guiado não apenas pela racionalidade mas também pela política e pelos instintos selvagens do ser humanos. Por isso, alguns passos em falso podem representar a morte da empresa. É preciso conhecimento e planejamento para caminhar neste ambiente turbulento ao mesmo tempo que mantêm-se uma posição ética e honesta.

A dica é a leitura do livro completo, uma leitura agradável e interessante que apresenta alguns exemplos da utilização da visão 360°.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento