Vigilância com Drones em Infraestrutura Ferroviávia

O objetivo da vigilância ferroviária utilizando drones e sistemas é realizar o monitoramento exaustivo de parte da infraestrutura ferroviária, contra vandalismo, furtos e roubos. 

Nos últimos anos, houve um crescente interesse na adoção de drones para monitorar uma variedade de infraestruturas. Os sistemas de monitoramento de infraestrutura embarcados nos drones são amplamente adotados para detectar falhas antes que elas possam levar a problemas graves.

Os drones já podem ser encontrados monitorando várias empresas de construção, incluindo pontes e viadutos, e também em muitas outras aplicações de manutenção inteligente, prognósticos, inventário e segurança.

Este artigo mostra algumas opções para o uso dos drones em ferrovias para aplicações de vigilância, avaliação de situação risco, suporte à tomada de decisão e muito mais. Aproveitamos nossa experiencia, os avanços tecnológicos e pesquisa já disponíveis, para o uso na vigilância patrimonial baseada em drones.

O objetivo da vigilância ferroviária utilizando drones e sistemas é realizar o monitoramento exaustivo de parte de uma infraestrutura ferroviária contra vandalismo, furtos e roubos. Para prestar serviços de qualidade em ferrovias, os drones são adequados para as principais aplicações:

1. Monitoramento estrutural, especialmente para ativos críticos como pontes e túneis, para detecção de falhas (por exemplo, diagnósticos / prognósticos).

2. Monitoramento de segurança ambiental, isto é, incêndios, explosões, terremotos, inundações e deslizamentos de terra e monitoramento de rodovias.

3. Monitoramento de segurança física, como, detecção de invasões, roubos e furtos, vandalismo etc.

4. Monitoramento e vigilância para detectar precocemente falhas em rastrear elementos ou obstáculos na pista.

5. Avaliação de emergências, gestão de crises, ou seja, monitorar cenários de acidentes, greves, tiroteios e coordenar a intervenção dos socorristas.

6. Perícia e sinistros, para investigar as causas de acidentes e detectar com segurança a presença de substâncias perigosas no caso de CBRN (Biológicos, radiológicos ou nucleares).

Os nossos Drones podem embarcar (integrar) diferentes sensores que possibilitam diversas funcionalidades. Por exemplo, embarcado com sensores de leitura de produtos químicos podem ser embarcados para fornecer análises seguras de amostras de campo em um acidente. Outra possível aplicação é a detecção de vandalismo no perímetro nos depósitos dos trens.

Para implantar projetos de vigilância com drones em qualquer lugar do Brasil fale com nossos engenheiros e realizamos uma avaliação sem custo para a sua área.


Márcio Régis Galvão

CEO DronDrones

Exibir