Vender pela internet: seu negócio sabe vender para quem quer comprar?
Vender pela internet: seu negócio sabe vender para quem quer comprar?

Vender pela internet: seu negócio sabe vender para quem quer comprar?

Conheça o que é e o que não é vender pela internet, além de conhecer o tamanho do mercado consumidor no Brasil e veja, ainda, 4 dicas importantes que não podem faltar para vender pela internet

Como costumo fazer em alguns artigos, quero passar minha experiência sobre vender pela internet. Eu já li vários artigos e livros e em nenhum deles encontrei informações sobre o que é e também o que não é vender pela internet, ou ainda que fornecessem dados reais e confiáveis do tamanho do mercado de consumidores na internet no Brasil.

Aproveitei esses temas e acrescentei 4 dicas que são importantes para quem quer começar a fazer vendas online. Confira abaixo:

O que é e o que não é vender pela internet?

É muito importante que você tenha conhecimento de que as vendas online não são voltadas somente para quem tem uma loja virtual (e-commerce), em que a venda ocorre 100% no site, isto é, sem contato algum com vendedores. Também existe outro tipo de vendas pela internet em que a pessoa chega até o site da empresa, conhece o produto ou serviço e entra em contato pedindo orçamentos.

Nesse caso, sua empresa pode colocar várias informações sobre o produto ou serviço, mostrar detalhes de uso e manutenção e ainda pode colocar avaliações de outros compradores, porém o fechamento da compra é feito exclusivamente entrando em contato com o setor de vendas da empresa.

Conheça o artigo: 10 dicas para melhorar experiência de compra em lojas virtuais, você pode adaptar essas dicas mesmo que seu negócio não seja uma loja virtual.

Vejo que vender pela internet é entregar a melhor solução para quem está procurando por ela, é também aperfeiçoar o site com o uso das imagens, vídeos e textos, atribuir rapidez na procura por informações oferecendo uma experiência única, para que a pessoa veja em seu site de negócios um ponto de contato antes e depois da venda, e com isso criar consistência para que ela volte a comprar novamente.

Da mesma maneira, vejo que vender pela internet não é ficar sentado e esperar resultados só porque tem uma loja virtual ou site com uma solução ou produto, com imagens de má qualidade e textos superficiais, não corrigindo erros que possam aparecer, ou não se adequando a novas políticas de qualidade dos buscadores. Com essas atitudes seu negócio dificilmente vai encontrar na internet uma nova fonte de faturamento.

Para complementar sua leitura: Conheça os hábitos das pessoas na internet

Descubra no próximo tópico o tamanho do mercado consumidor que cresce a cada ano.

Qual o tamanho do mercado consumidor na internet?

Agora chegou a hora de você saber o tamanho do mercado consumidor que está presente na internet. Segundo o site e-bit, estima-se que só no ano passado (2015) o mercado de usuários de internet no Brasil chega a mais de 120 milhões e esse número continua a subir.

No entanto, a quantidade de consumidores na internet do Brasil foi de 51,3 milhões (que fizeram ao menos uma compra), ou seja, no mínimo uma entre duas pessoas que usam a internet compraram algum produto ou serviço.

Agora que você sabe desses números, é fundamental para seu negócio ter presença online na internet e começar a fazer negócios. Então, considerem usar as 4 dicas que listei abaixo.

O que é importante considerar, para seu negócio começar a fazer vendas online?

É muito importante que no início do processo de vendas você tenha em mente que a internet pode ser o seu melhor vendedor se você considerar que seu cliente precisa encontrar a melhor solução para o problema que ele quer resolver com você. Portanto, seu produto ou serviço é a ponte entre o problema e a solução.

Veja essas 4 dicas que não podem faltar para fazer vendas online:

Dica #1

Ser encontrado

Agora que você já sabe o tamanho do mercado consumidor pode até parecer óbvia essa dica, mas se você não for encontrado nos buscadores e mídias sociais não terá como fazer qualquer tipo de venda pela internet, portanto construa sites, blogs, páginas em mídias sociais e se relacione também por e-mails e consiga vários pontos de contato com seu cliente.

Dica #2

Ter um site com excelente usabilidade

A pessoa que encontra seu site precisa encontrar credibilidade nas informações, textos e imagens que você apresenta. Além do mais, o tamanho da fonte e a cor precisam ser de fácil entendimento e, ainda, os pontos de contato com seu departamento de vendas, como telefone e e-mail, precisam estar presentes na página inicial e em cada página dos produtos.

Dica #3

Investir em tráfego

A quantidade de pessoas interessadas que entram em contato com seu negócio é que indicará seu sucesso. Para isso existe o tráfego pago que é feito com anúncios em links patrocinados, e também o tráfego orgânico (que não depende de anúncios). Ambos são feitos em buscadores como o Google e também em mídias sociais.

Dica #4

Tenha controle de como seu site está sendo usado pelo usuário

Use uma ferramenta para analisar e controlar o comportamento do usuário no seu site, verificar quais são as páginas de entrada e saída, a quantidade de pessoas e as fontes de tráfego separadas por canais. Uma ferramenta gratuita e das mais usadas para isso é o Google Analytics(Conheça sobre essa ferramenta aqui).

Finalizando

Agora que você já sabe qual o tamanho do mercado consumidor da internet e percebeu o que é e o que não é vender pela internet, coloque essas 4 dicas em prática para começar a vender pela internet e melhorar seus resultados.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento