Vender bem vai muito além do argumento certo! Saiba o que é preciso

Não é só decorar um roteiro e pensar bem no argumento para poder vender bem um produto, há evidências científicas de que a chave para o sucesso é acreditar no que está sendo dito

Em um estudo sobre o efeito placebo*, dentistas receberam um falso anestésico para utilizar em seus pacientes. A metade dos dentistas foi informada da ineficácia das substâncias, a outra metade acreditava que estavam utilizando medicamentos verdadeiros.

O resultado do teste foi surpreendente! Apenas os pacientes dos dentistas que acreditavam estar usando um anestésico real não sentiram dor durante o procedimento, enquanto a os pacientes dos dentistas que sabiam do experimento reclamaram de dor.

Mas afinal, o que isso tem a ver com marketing? Tudo! Nosso sistema sensorial é capaz de receber sinais conscientemente imperceptíveis da mentira. Os pacientes dos dentistas que mentiam sobre a veracidade do anestésico sabiam inconscientemente que alguma coisa não estava certa ali.

Logo, o corpo não acreditando que estava anestesiado sentia dor. Partindo disso, fica fácil imaginar a importância de se acreditar em um produto para vendê-lo. Caso seja um empreendedor, um vendedor ou simplesmente alguém que quer convencer o outro (que é o caso de todos nós), saiba que é impossível obter sucesso se você não acredita no que está sendo dito.

A audiência, inconscientemente, capta os sinais adequados para acreditar ou não no que está sendo dito. *O experimento foi relatado por Gerald Zaltman no livro Afinal, o que os clientes querem?

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