Vendas: Up-Selling e Cross-Selling

Termos em inglês, desconhecidos, mas que com certeza você ja deve ter ouvido de um atendente...

Algum dia você já foi a uma lanchonete fast-food e ouviu a seguinte frase:


- O senhor não gostaria de batatas grandes, por apenas R$1,00 a mais? Isto é Up-Selling ou seja: Uma estratégia de venda para adicionar algo ao produto.

Já para o Cross-Sellling a frase seria a seguinte:



- O Pedido esta feito, senhor. Acompanha um Sunday de chocolate?

Neste caso é apresentado um produto para complementar a venda.

Ambas ações, são simples mas de um impacto imenso no faturamento da empresa.
Algumas empresas como McDoald's e a Dell Computadores utilizam estas estratégias de venda.

Para você ter uma idéia disso, a Amazon, empresa de e-commerce tem 35% de vendas a partir do Up-Selling e Cross-Selling.

Estas estratégias podem ter relevância se usarem o bom senso e oferecerem ao cliente uma vantagem, economia de tempo, algo que traga uma comodidade ao cliente.

Se não for bem utilizada pode comprometer a venda ou irritar o cliente.
Deve existir a percepção do melhor momento para oferecer o serviço ou produto.

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