Vendas - O que é a ferramenta BENVACA?

Um pouco sobre a falta de treinamento dos vendedores.

Hoje a caminho do restaurante para meu almoço diário, passei por um vendedor de sapatos femininos, seus produtos estavam expostos em cima do capô de seu carro (supostamente), no momento que eu passava duas moças cruzou meu caminho passando próximo ao vendedor e uma delas disse:

Quanto custa?

Prontamente o vendedor responde: R$ 65,00, mas faço por R$ 60,00... É de couro puro viu? Elas nem diminuíram a velocidade de seus passos, passaram direto. Será que elas acharam caro, o desconto que está baixo ou o que?

Qual seria o preço realmente do produto? Será que era sessenta e ele acrescentou mais cinco reais para dar de desconto por achar que isso era vantagem competitiva? Mais ninguém pediu desconto, então porque ele já ofertou sem mesmo a moça parar para olhar o produto? Esse problema é comum em empresas e vendedores informais, mas merecem ser analisadas e corrigidas enquanto há tempo, caso contrário os clientes passarão direto como as duas moças passaram. Uma dica: se um cliente passar e perguntar o preço, não informe de imediato, chame-o para conhecer o produto e utilize o BENVACA.

BEN / VA / CA

BEN: Benefícios

VA: Vantagens

CA: Característica

Essa ferramenta não é nova, porem a aplicabilidade dela não temos visto em muitos estabelecimentos comerciais e é uma das maneiras mais interessantes de se apresentar um produto, ainda mais quando o publico é passante como o caso desse vendedor de sapatos.

Ao contrário alguns utilizam o CAVABEN, o que não é vantajoso, pois as caracteristicas vindo primeiro ela mata logo de início as vantagens e benefícios, não importa o jogo de cintura que o profissional de vendas tem, mais alguns passos se bem dados levam ao sucesso e vendedor sem sucesso é apenas um mero tirador de pedidos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento