Vem aí o Setembro Amarelo
Vem aí o Setembro Amarelo

Vem aí o Setembro Amarelo

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo

Precisamos falar mais sobre o suicídio, pois por mais que seja um problema de saúde pública nos cerca ainda podemos considerar este tema como um grande tabu em nossa sociedade.

Segundo fontes oficiais, temos uma média de 32 brasileiros mortos por dia. Surpreendente, não é mesmo? Esta é uma taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer, por exemplo.

O suicídio é considerado até como mal silencioso, pois experimente tentar falar sobre este assunto com amigos e familiares. Pode ter certeza que a maioria das pessoas irão fugir do debato ou desconversar sobre o assunto, seja por medo ou até mesmo desconhecimento.

Se pensarmos um pouco mais, até um tempinho atrás o câncer, a AIDS e demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) eram rodeadas de tabus e ano após ano víamos o número de vítimas aumentando sempre. Quando as pessoas se uniram coletivamente, falando sobre o assunto nas empresas, escolas, igrejas, etc, esclarecendo, conscientizando e estimulando a informação e orientação como forma prevenção, conseguimos melhorar muito os resultados.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Por este motivo, em breve, você com certeza será impactado por alguma campanha sobre o Setembro Amarelo, pois a sociedade está engajada em ajudar da forma que puder para reduzirmos os casos de suicídio no país.

Palestra sobre Setembro Amarelo nas empresas irão ser muito comuns, pois é uma excelente forma de levar a informação para funcionários, escolas irão realizar debates e encontros, órgãos públicos irão usar a cor amarela em suas fachadas, cada um fazendo sua parte da forma que puder.

O importante é todos se unirem e utilizarem seus recursos da forma que for possível para juntos fazermos a nossa parte.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.