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VARIÁVEIS DE INFLUÊNCIA NA COMPRA

Diversos são os fatores que levam um consumidor a comprar um dado bem ou serviço. Fatores como preço, condições de pagamento, praça de oferta, necessidade, qualidade entre outros, podem levar a aquisição. Porém não necessariamente estes fatores atuam isoladamente. Imagine se no momento de obter um bem ou serviço, somente o preço for bom, porém as condições de pagamento desfavorecem a compra, a qualidade é baixa e a utilidade é restrita, ou então você necessita muito do serviço, ele tem alta qualidade, porém o preço é muito alto e as condições de pagamento só poucas. Portanto não somente um fator por sis só não leva a aquisição de um bem, mas sim, um conjunto deles que levam a tal. Em uma avaliação pessoal, dois dos fatores atualmente podem levar com maior freqüência uma pessoa a adquirir um bem ou serviço: Necessidade e Qualidade. Nos dias de hoje com a escassez de recursos financeiros, a compra de um bem ou serviço não deve estar atrelada somente a impulsos levado por preço e condições de pagamento, sem uma real necessidade do bem ou serviço a compra se torna algo puramente psicológico, trazendo um bem estar momentâneo, porém pode acarretar e problemas financeiros futuros. Desestabilizando assim um planejamento orçamentário cada vez mais apertado. Porém quando a necessidade real de aquisição do produto existe, levasse em consideração a variável qualidade como fator preponderante e diferencial entre as ofertas do mercado. Aliando tudo isso a fatores secundários e de suma importância: preço e condições de pagamento; temos ai uma compra bem sucedida. Para obter maior confirmação da avaliação pessoal, realizou-se uma pesquisa em uma amostra com o seguinte perfil: Escolaridade: 22% Mestre, 22% Pós Graduandos, 22% Graduação, 22% Superior incompleto, 12% Ensino Médio; Faixa Salarial: variando entre R$ 600,00 à R$ 2500,00; Faixa Etária: variando entre 26 e 42 anos; Sexo: 5 mulheres e 4 homens; Local onde mora: 7 Florianópolis, 1 Itajaí, 1 Palhoça Como metodologia de aplicação da pesquisa foi enviado um rol de fatores, onde cada um teria direito a apontar dois fatores. Foram apresentados os seguintes fatores: Necessidade, Qualidade, Preço, Condições de Pagamento, Utilidade e outros. Tendo o seguinte resultado: FATOR PERCENTUAL (%) NECESSIDADE 22 QUALIDADE 22 PREÇO 16 CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 16 UTILIDADE 16 OUTROS (VONTADE) 8 Percebe-se assim que, o consumidor da amostra apresentada, primeiramente leva em consideração qualidade e necessidade, para após observar as variáveis financeiras e de utilidade. Percebendo que a variável satisfação psicológica, no quadro apresentado como vontade, atualmente é quase que irrelevante. Porém pode-se concluir que não é um fator isolado que leva o consumidor a comprar algo, mas sim um equilíbrio de todos, mas com uma tendência leve para necessidade e qualidade.
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