Valuation: uma ferramenta para todos?

O uso de indicadores financeiros para mensurar o valor do negócio permite apontar com precisão os principais pontos de atenção ao gestor

Nosso país é dotado de forte perfil empreendedor. Entretanto, também é nossa marca registrada o alto nível de fechamento das empresas em seus primeiros anos de vida. Tanto o custo Brasil quanto a falta de profissionalização podem ser apontadas como causas desse fenômeno.

Para mudar esse cenário é utilizado uma das ferramentas mais eficazes para os gestores: Valuation, ou seja, Avaliação de Empresas. O uso de indicadores financeiros para mensurar o valor do negócio permite apontar com precisão os principais pontos de atenção ao gestor. Ainda mais, o Valuation é uma técnica comparativa: é possível entender em que posição de mercado a estratégia da empresa encontra-se frente aos seus concorrentes.

A avaliação de empresas é remunerada de forma escalonada. A negociação para esse serviço é feita adaptando-se ao perfil da empresa, com a segurança de que profissionais experientes fazem uma análise científica dotada das técnicas mais modernas dessa ferramenta.

O método mais utilizado para calcular o valor de uma empresa é através do fluxo de caixa descontado. Ele é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar, além de ser considerado o mais completo que os outros métodos, pois é o que melhor retrata o valor justo do negócio. Projeta-se o fluxo de caixa da empresa para os próximos cinco ou 10 anos e traz esses fluxos a valor presente. Além de contemplar informações gerenciais, dados contábeis, previsão de receitas e despesas, novos projetos e aquisições, projeções de expansão e operações de rotina e controles.

ExibirMinimizar
aci baixe o app