Valorize seu funcionário

“A porta da rua é serventia da casa”. Essa é uma frase que a maioria dos funcionários já ouviu de seus chefes. Muitos não refletem o quanto esse tipo de afirmação pode ser prejudicial, pois a insatisfação e a rotatividade do pessoal dentro de uma empresa podem impactar diretamente na credibilidade do seu negócio, podendo passar a impressão de que existe algo de errado com a organização interna da empresa

“A porta da rua é serventia da casa”. Essa é uma frase que a maioria dos funcionários já ouviu de seus chefes. Muitos não refletem o quanto esse tipo de afirmação pode ser prejudicial, pois a insatisfação e a rotatividade do pessoal dentro de uma empresa podem impactar diretamente na credibilidade do seu negócio, podendo passar a impressão de que existe algo de errado com a organização interna da empresa.

Na correria do dia a dia, esquecemos até de agradecer os nossos funcionários ou de dizer um simples obrigado: um pequeno gesto que pode surtir um grande efeito.

Pare e reflita: o que você tem feito para manter seus funcionários motivados (além do salário no final do mês, é claro)?

Para garantir o sucesso dos nossos negócios, precisamos de uma equipe motivada e comprometida para atender bem os nossos clientes. Abaixo, seguem algumas pequenas atitudes que fazem a diferença:

  • Reúna-se com sua equipe uma vez por mês em um restaurante, barzinho ou na própria empresa. Discuta o que pode ser melhorado, peça a opinião dos seus funcionários e deixe que eles exponham seus pontos de vista.
  • Dê um presente no dia do aniversário do seu funcionário. Compre um bolo, cante parabéns ou dê a ele um dia de folga.
  • Comemore sempre! Leve toda a equipe a uma pizzaria, restaurante ou barzinho para celebrar os bons resultados.
  • Dê uma bonificação ou crie um quadro com o destaque do mês para reconhecer os funcionários que mais se destacaram.
  • Coloque uma foto do seu funcionário no Facebook da sua loja e comente por que ele é importante para o seu negócio.
  • Um lugar divertido para trabalhar é muito mais atraente: faça gincanas e dinâmicas com a sua equipe.
  • Treine seus colaboradores. Ofereça cursos e palestras não apenas para aqueles que têm contato direto com os clientes, mas para todos. Acima de tudo, veja isso como um investimento na sua equipe, o que, consequentemente, irá alavancar as suas vendas.

Só teremos sucesso nos nossos negócios se conseguirmos conquistar primeiro nossos colaboradores. Se eles tiverem paixão pela empresa em que trabalham, isso será facilmente notado pelos clientes.

Quem conseguiu sucesso por valorizar seus funcionários foi o grande empresário Tony Hsieh, dono da maior empresa de sapatos on-line, Zappos, e autor do livro Satisfação Garantida, cujo tópico principal aborda o atendimento ao cliente como responsabilidade de toda empresa, e não apenas de um departamento.

Na Zappos, todos os funcionários contratados, independente do cargo, passam por um treinamento com a Equipe de Fidelidade ao Cliente da empresa. Este treinamento faz parte de um programa de quatro semanas, no qual são apresentadas a cultura da empresa e a importância do atendimento ao cliente. Após esse período, o funcionário passa duas semanas apenas atendendo clientes. Concluído o treinamento, a empresa faz uma oferta de US$2.000,00 para que aqueles que não se identificaram com a política da empresa se demitam. Isso assegura e fortalece a lealdade do colaborador, além de garantir que ele esteja na empresa não apenas pelo salário.

Tony acredita que muitas empresas tenham seus valores estabelecidos, mas que a maioria delas não se compromete efetivamente com eles. Esses valores, muitas vezes, costumam soar como algo estático, teórico, ou como um conjunto de normas que o funcionário aprende no primeiro dia de treinamento, mas depois se torna apenas uma placa sem sentido na parede. Hsieh acredita que, ao colocar em prática esses valores, toda a equipe poderá se comprometer verdadeiramente. Acima de tudo, ele defende a ideia de que todos os colaboradores podem ser embaixadores da sua marca, não apenas o departamento de marketing ou de relações públicas, estando dentro ou fora da empresa.

Portanto, não meça esforços para manter seu funcionário feliz: treine, reconheça, valorize.

E você? O que faz para motivar seus funcionários?

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