Valores relativos: (Valor)Valores mentais x (Preço)Valores monetários

Preço e valor são dois fatores que andam juntos em uma organização, todo produto tem um preço, concomitante a isto, este produto também tem um valor.Quando falamos de preço, estamos a falar de valores monetários, que são estabelecidos pela empresa para a venda do seu produto, ou seja, é o montante pago pela compra de um bem e/ou serviço. Já quando falamos de valor, do termo concebido em marketing, não estamos a falar de valores monetários, trata-se de valores psicológicos/mentais, é o que o consumidor percebe como valor monetário para determinado bem ou serviço, em outras palavras, é o montante que o consumidor está disposto a pagar, e considera justo, por um determinado bem e/ou serviço.Está aí um grande “nó” que muitas empresas encontram na sua formulação estratégica: A precificação de seus produtos. Qual o valor percebido pelos consumidores em relação aos nossos produtos? Podemos aumentar o preço sem prejudicar a demanda? Se baixarmos o preço, o nosso faturamento aumentará? Em relação a estas questões surgem duas correntes possíveis na formulação estratégica da empresa: Ter preço ou Ter valor, sendo as duas intermediada pelo fator qualidade.Para uma empresa oferecer o melhor preço, o fator chave a ser trabalhado é o fator custos, assim um trabalho de controle envolvendo redução e corte de custos e despesas são indispensáveis, isto envolve queda de qualidade. Para estas empresas o mais importante na compra de insumos é o fator custo x benefício, lembrando que inúmeros fatores deverão coincidir, para que empresa seja eficiente neste posicionamento, como por exemplo, ter produção em massa, para que assim, a empresa reduza custos e possa trabalhar com uma margem menor para ser mais competitiva no preço final, sendo rentável apenas na venda de grandes quantidades. Para uma empresa conceber valor a percepção do consumidor, deve priorizar basicamente a qualidade em todos os aspectos, seja no produto, no serviço, atendimento, ambiente e etc, isto envolve aumento de qualidade. Para estas empresas, o mais importante é a qualidade dos insumos.Seja o posicionamento da empresa ter alta qualidade, ou ter melhor preço , a percepção do cliente mediará o seu sucesso. Qualquer que seja o preço, a empresa deve conceber valor a percepção do cliente, o valor relativo ao preço cobrado pelo produto, muito embora, empresa por si só, não construa valor na mente do consumidor, ambiente como um todo atua nesta formação de valor , cabe a empresa tentar decifrar o valor que seu produto tem para o mercado, e assim possa estabelecer um preço que o consumidor considere justo e maximize as suas vendas.
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