Valores Familiares.

O verdadeiro brasileiro não é aquele que nasce no Brasil. O verdadeiro brasileiro é aquele que nasce polonês, argentino, inglês, japonês, coreano, árabe, mas decide trocar sua terra natal pelo Brasil, e se tornar Brasileiro de carteirinha. <br />

O verdadeiro brasileiro não é aquele que nasce no Brasil. O verdadeiro brasileiro é aquele que nasce polonês, argentino, inglês, japonês, coreano, árabe, mas decide trocar sua terra natal pelo Brasil, e se tornar Brasileiro de carteirinha.

Querida(o) Amiga(o),

A Nordstrom, bilionária cadeia de lojas de roupas americana, é famosa há mais de um século pela maneira respeitosa e carinhosa que a Família de Funcionários Nordstrom trata os seus milhões de clientes um de cada vez. Uma das histórias mais famosas sobre a Maneira Nordstrom de Trabalhar aconteceu na década de oitenta, quando a empresa já era um conglomerado de milhares de funcionários, hierarquias e sistemas.


"Não me venha com esse sorriso falso!!! Eu quero falar com o gerente!!! AGORA!!!!", gritou o cliente para toda a loja ouvir assim que o primeiro funcionário da Nordstrom tentou saudá-lo, "Eu quero devolver AGORA esses dois pneus que o seu vendedor me faz engolir!!!! Vocês me venderam o modelo errado!!!! O vendedor de vocês é incompetente e ignorante!!! Ele me garantiu que serviria no meu carro e não serve!!! Vocês pensam que eu sou bobo, é??? Vocês me fizeram perder um tempo do inferno tentando fazer a coisa funcionar e não funciona!!! Vocês são muito ruins!!! Eu quero o meu dinheiro de volta AGORA!!!!".

Se a gritaria tinha o objetivo de paralisar os negócios da Nordstrom, ela foi mais bem-sucedida do que jogo do Brasil. Dezenas de clientes vários metros de distância aguardavam o desfecho do episódio para continuar (ou cancelar) suas compras na meia dúzia de caixas e gôndolas distribuidas naquele departamento.

A diferença do tom de voz do cliente para o tom de voz do funcionário era tamanha, que pelo menos metade dos clientes paralisados pelo episódio não conseguiram ouvir a resposta do funcionáro por estarem cinco metros distantes da dupla. "Meu senhor, eu vou resolver esse problema agora mesmo. Por favor deixe os dois pneus aqui. Eu volto em 15 minutos com o seu dinheiro".

O vendedor pegou a nota fiscal das mãos do cliente e saiu em disparada.

A espera não foi maior do que dez minutos, "Pronto meu senhor, aqui está o seu dinheiro".

"Que bom!", respondeu o cliente, "Vocês não conhecem o que vocês vendem, mas pelo menos vocês são honestos, rápidos e atenciosos. Eu nunca mais vou comprar pneus aqui, mas quem sabe, eu volto semana que vem para comprar outra coisa. Muito obrigado".

Esse episódio não teria nada de especial se não fosse por um pequeno detalhe: A Nordstrom NÃO VENDE PNEUS!

Fundada em 1901, a Nordstrom avançou a largos passos enquanto liderada pelos chefes da família Nordstrom. O único momento em que a empresa andou para trás, perdeu dinheiro e cambaleou foi nos anos 90, quando a família passou a presidência da empresa para um presidente-profissional que tratou logo de substituir o profissionalismo-familiar pelo amadorismo-corporativo.

Não se deixe enganar: as maiores melhores e mais empreendedoras empresas do planeta são empresas familiares, e não o contrário. Os negócios perdem completamente o sentido quando se tornam apenas negócios números e notas fiscais afastadas dos valores humanos que uma família carrega.

ESQUEÇA por um momento o PRECONCEITO que você possa ter contra empresas familiares. ESQUEÇA por um momento as tentativas frustradas dos filhinhos-de-papai em provar que estão preparados para ser líderes de alguma coisa. ESQUEÇA por um momento os papais ditadores que colocam os filhos para correr e acreditam que os filhotes deveriam ter nascido sábios. ESQUEÇA ESSAS HISTÓRIAS, porque essas histórias acontecem em todos os lugares, inclusive nas empresas sem família, mas quando acontecem nas empresas familiares, ao contrário do que você pensa, essas histórias são EXCEÇÕES a regra.

A regra é: empresas familiares são mais RESISTENTES, UNIDAS, CONSISTENTES e BEM-SUCEDIDAS do que qualquer outro tipo de empresa.

E não acredite em ninguém que te diga o contrário!

Nesse momento, mais de 50% dos funcionários da sua empresa estão desmotivados. As razões são diversas, entre as mais famosas você encontra: funcionários com problemas em casa, problemas com bebidas, drogas, depressão e filhos; funcionários que não vêem mais desafios naquilo que fazem, perderam o entusiasmo pelo trabalho; funcionários que não estão preparados para lidar com o trabalho que receberam; funcionários com medo de tentar fazer algo novo, meter as caras e avançar na carreira, funcionários que escolheram "viver a vida" a "trabalhar a carreira", por isso não fazem além do que tem que fazer e não ficam além do tempo que são obrigados a ficar; funcionários que vêm nas mudanças externas de mercado fatores que os impedem de trabalhar; funcionários que não sabem o que tem que fazer para ser bem-sucedidos.

Como é possível resolver esses problemas?

Eu acredito que existe apenas uma maneira de resolver esses problemas: a maneira profissional-familiar, onde encaramos a realidade de frente e falamos a verdade uns aos outros porque somos todos partes de um mesmo todo. A maneira familiar-profissional segue o seguinte princípio: SENTA AÍ! NÓS VAMOS CONVERSAR A RESPEITO DO TEU PROBLEMA ATÉ RESOLVÊ-LO.

Mas existe também a maneira amadora-corporativa de resolver um problema (infelizmente, essa maneira também contaminou muitas famílias): ninguém fala a verdade, ninguém aponta os erros de ninguém (ou apenas a cada doze meses no formulário de avaliação de competências), ninguém deve invadir o lado pessoal de ninguém, deixe suas emoções fora da empresa. A maneira amadora-corporativa segue o seguinte princípio: VAMOS MOTIVAR O FUNCIONÁRIO! SE VOCÊ VESTIR A CAMISA DA EMPRESA, VOCÊ GANHA UM BÔNUS DE 500 REAIS.

Os mais bem-sucedidos empreendimentos do mundo são baseados em VALORES FAMILIARES.

Nas melhores famílias as pessoas sabem quem bebe muito e sabem o que tem que fazer para ajudar o cidadão a vencer o vício. Nas melhores famílias as pessoas sabem quem tem problemas em lidar com dinheiro e sabem o que tem que ser feito para ajudar o cidadão a fechar a carteira. Nas melhores famílias as pessoas CONVERSAM.

Empresas familiares com VALORES FAMILIARES terão sempre a fantástica vantagem do DIÁLOGO sobre qualquer empresa que reune pessoas que mal e porcamente conhecerão uns aos outros mesmo passando semanas, meses e anos trabalhando juntos no mesmo lugar.

(E quando isso acontece em uma família? Desculpe, você não tem uma família)

Deixe os VALORES FAMILIARES penetrarem no sangue da sua empresa: DIÁLOGO, CONFIANÇA, SACRIFÍCIO, RESISTÊNCIA, NOMES E SOBRENOMES (ao invés de cráchas e endereços de e-mails), RESPONSABILIDADE PELA CONTINUIDADE, PAIXÃO PELA HISTÓRIA.

Pai que não fala a verdade para o filho, filho que não fala a verdade para a mãe, mãe que não fala a verdade para a irmã, irmã que não fala a verdade para o sobrinho, não formam uma família de verdade, mas um amontoado de gente que vive junto, sem sentido, sem propósito, sem objetivos, que segue em frente sem nunca sair do lugar.

Deixe os VALORES FAMILIARES entrarem na sua empresa. Deixe os VALORES FAMILIARES entrarem na sua casa.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

Você tem algum problema com isso? SENTA AÍ! NÓS VAMOS CONVERSAR A RESPEITO DO TEU PROBLEMA ATÉ RESOLVÊ-LO. Nós somos uma família. Eu não vou a lugar algum sem você.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Pai de Família & Responsável pela Continuidade
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
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    Ricardo Magalhães

    Ricardo Magalhães

    Ricardo Jordão Magalhães (ricardom@bizrevolution.com.br) é Revolucionário, Presidente e Fundador da BIZREVOLUTION (www.bizrevolution.com.br), onde ele ajuda as pessoas e as empresas a se transformarem em verdadeiras Empresas de Marketing focadas no foco dos seus clientes. Para conhecer melhor essa REVOLUÇÃO NOS NEGÓCIOS visite www.bizrevolution.com.br

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