Valor do tempo

Na vida, na carreira e no cotidiano, seremos sempre uma expressão desalinhada pela falta de estruturação de um tempo ofertado numa perspectiva de amor

O que existe de mais importante para você? A vida! Penso que essa seria uma reposta correta. Porém, geralmente as pessoas dão importância a pequenos detalhes do cotidiano, tornam-se capazes de ocupar o tempo que possuem com momentos ou fatos supérfluos, levando consigo certezas de que de nada ou pouco vale o tempo. Cometem o erro de passar momentos em atividades tais como jogos, internet, dentre tantas outras, sem fazer com que isso possa agregar valor algum e ainda consideram que tal dispensar de tempo possa levá-los aos mananciais de uma vida plena de alegria. Mas, sequer percebem que verdadeiras oportunidades passam ao lado e não são percebidas. Por falta de foco, quem faz isso permanece por certo período até torcendo para que as oportunidades sejam vistas.

Entender sobre a importância do tempo, da dedicação ao bom aproveitamento dele, de maneira estruturada e organizada, é essencial em vários aspectos da vida, seja no pessoal, profissional, familiar, ou outro qualquer.

Existem incontáveis fábulas a respeito do tempo, coisas que se fossem compiladas, resultaria em muitos livros. No entanto, pouco se ouve falar do AMOR proporcionado ao TEMPO. Por vivermos em um mundo tridimensional, de largura altura e comprimento, às vezes nos esquecemos do quanto é importante termos uma noção, mesmo que básica, a respeito do tempo.

O tempo que proporciona o Lazer: A Capacidade do ser humano de se interrelacionar e formar novas opiniões, fazer-se necessário e importante na vida das demais pessoas, passando a se reconhecer como começo meio e fim, uma unicidade junto ao próximo, está na dedicação de amor aqueles que mais o completa. Se faltar essa oportunidade é porque inquestionavelmente falta lhe planejamento estruturado de como dedicar atenção, amor e carinho em maior tempo possível.

O tempo que proporciona o Social: O homem como meio de sobrevivência necessita de trabalho. Mas, para viver ele precisa unicamente doar-se, dar de si o que talvez no outro esteja faltando por falta de expectativa de vida, por um dia ter deixado as coisas caminharem da forma que mais achasse conveniente, o famoso “deixa a vida me levar”. A vida por si tem um percurso, mas cabe a cada um dar a ela as diretrizes a serem seguidas.

O tempo que proporciona o Afeto: Como é bom amar e ser amado. No entanto, grande parte da população sofre por não se sentir amada, como também pelo fato de não expressar amor. Consciente ou inconscientemente, as pessoas cobram a todo o momento mais atenção. Às vezes, simplesmente o que querem é alguém para ouvi-las. E para ouvir o outro necessita-se de tempo e disposição. Criar afeto com alguém é parte fundamental da vida, pois trás a certeza de que está sendo feito algo que abre para si portas para um convívio digno que proporciona certezas de que por mais corrido que o tempo pareça, ele se torna suficiente quando é dedicado em beneficio da felicidade alheia. Afinal, ser afetuoso não ocupa muito tempo. As vezes, necessita apenas de um reajuste nas tarefas do dia-a-dia.

O tempo que proporciona a vida conjugal: Tornar-se marido ou mulher pode ser a coisa mais fácil do mundo para uns, enquanto outros afirmam que após o casamento já não pode ser o mesmo como um casal de namorados.Segundo estudos, maior parte da população do planeta vive diariamente numa incoerência, que mediante observações, provém da falta de um projeto que visa beneficiar tanto o casal como os frutos desta relação. E não se trata apenas de filhos, mas também de patrimônio e de bem afetivos. Marido e mulher devem assumir mais que o papel de amantes. Isso exige responsabilidade, comprometimento, cumplicidade nos pensamentos e nos objetivos. Devem traçar metas para o bem comum, como também ceder em alguns desejos, sem perda da individualidade. Como parafraseou Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

O tempo que proporciona o Profissional: O tempo não é dinheiro como muitos pensam. Ele é mais que isso e pode ser traduzido como qualidade de vida, que consiste na capacidade de viver profissionalmente bem sucedido e cumprir metas. É chegar ao término de cada expediente e poder dizer que o melhor depois de um planejamento eficaz é compartilhar amor e alegria com aqueles dentre os quais tanto ama e que foram escolhidos para conviverem juntos.

Quem administra a vida pautada no tempo correto pode ter uma existência longa, situação financeira equilibrada e melhores oportunidades de compartilhar os conhecimentos. Pode ter a disposição de amar e doar-se mais, além de contribuir mais para o crescimento do País em que vive. Ter tempo é ter a humildade de planejar cada detalhe da vida em todas as áreas possíveis. Planeje sua vida desde a dimensão do amor próprio até ao amor incondicional. Planeje todo o tempo da sua vida. Isso é ser mais que rico, é viver com prosperidade.

Fraterno abraço!

ExibirMinimizar
Digital