Vai falar em público?

Você vai falar em público em breve? Que tal pegar lápis e papel? É isso mesmo! Esqueça o power point ou qualquer outra ferramenta digital, comece no papel! Pense, desenhe e escreva seu roteiro.

Antes de qualquer coisa você deve criar uma história. Os comunicadores eficazes planejam efetivamente, elaboram mensagens e títulos cativantes, que fazem com que a platéia não queira mais nada além de ouvi-los.

Tem uma pesquisadora que gosto muito, Nancy Duarte, e ela fala que: "o apresentador deve demorar cerca de 90 horas para criar uma apresentação de 1 hora de duração". Aproveite esse tempo para pesquisar o tema, coletar dados com especialistas, organizar as idéias, conversar com colegas, consultar clientes e esboçar a estrutura da história.

O sucesso, nessa primeira etapa, separa os comunicadores medianos dos fora de série. Dedique MUITO tempo a essa etapa e terá o sucesso garantido, pois, não há como resistir a uma boa história!

Existem alguns elementos que são fundamentais a uma grande apresentação e certamente ter um slogan é um deles! Crie um slogan, uma mensagem curta que transmita o que você deseja transmitir à sua plateia. Não é por acaso que o twitter é o sucesso do momento: ele força as pessoas a serem assertivas e, em poucos caracteres, devem conquistar a nossa atenção. Então, faça o mesmo! Escreva sua idéia em poucos caracteres e a divulgue várias vezes ao longo da apresentação. Dessa forma, o conteúdo ficará fixo na memória do interlocutor e a mensagem será transmitida de forma atrativa e direta.

Outro elemento fundamental é transmitir paixão! Parece balela, mas realmente funciona. Fale sobre o que você gosta, sobre algo que te estimula, que te motive. Em sua apresentação, demonstre o amor e paixão que você tem pelo conteúdo que está falando. Dessa forma, seu entusiasmo será transmitido ao interlocutor, o que promoverá interesse pelo o que está falando!

É isso! Pegue papel e lápis, escreva sua história e brinque com a imaginação da sua platéia!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento