Café com ADM
#

Vá rápido, mas tenha calma!

Sem muitas firulas, nem arrodeios. Tenho que ser rápido. Afinal, está em jogo falar sobre produtividade. E quando se fala disso, tempo é insumo precioso. Tenho que com a menor quantidade possível de letras e palavras, passar a melhor e maior compreensão possível sobre esse tema.

CENA 1

Sem muitas firulas, nem arrodeios. Tenho que ser rápido. Afinal, está em jogo falar sobre produtividade. E quando se fala disso, tempo é insumo precioso. Tenho que com a menor quantidade possível de letras e palavras, passar a melhor e maior compreensão possível sobre esse tema. Leia rápido, não perca o foco. Pare tudo, concentre-se. Não faz sentido ter que voltar à linha anterior porque deixou escapar a idéia ou o conceito, enquanto pensava no que terá que fazer daqui a dois minutos, ou no que aconteceu ontem (não tem jeito. Você está pensando sobre isso, não é mesmo?). Volte, volte, volte!!! Elimine qualquer foco de desconcentração. Mergulhe agora nesta leitura.




Meu Deus, o tempo está passando! Tenho que começar. Já organizei as idéias e também defini uma estratégia de abordagem. Já pensei nas possibilidades de insucesso e nas limitações para escrever sobre o tema. Mas não adianta planejar. Só se sabe mesmo se vai dar certo quando se começa. Tenho que começar! A idéia é falar primeiro sobre o sinônimo do termo. Direto a ele. O dicionário Houaiss, do ponto de vista econômico, define assim a produtividade: relação entre a quantidade ou valor produzido e a quantidade ou o valor dos insumos aplicados à produção; rendimento. Você acha que estou rendendo bem? Desculpe-me, isso não é que coisa que se pergunte enquanto se desenvolve a atividade! Não posso parar para este tipo de conversa. Desculpe-me.





O telefone está tocando... Isso é hora dele tocar?... Tenho que terminar este artigo. Não vou atender! Mas pode ser um desrespeito. Vou atender e dizer que retorno. Um instante... Pronto! OK! Acho que agora estou pronto para começar.



Muito bem, tratando sobre o tema... Ah, não, uma visita. Estou perdido... Volto logo. Será que vai dar tempo?



CENA 2

A tônica do mundo de hoje é mais com menos. Ou seja, nós profissionais estamos sendo chamados para produzir mais, com menos recursos e em menos tempo. Temos que ser produtivos. Agir assim, produtivamente, traz implicações diretas em nosso sucesso, em nossos resultados e nas recompensas financeiras (salários, preços, honorários), além, é claro, das recompensas em nossa qualidade de vida. Mas existem grandes equívocos sobre ser produtivo. Um deles é a pressa, que não tem a ver com a rapidez produtiva. São apenas primas. Mas vêm de pais diferentes. O apressado come cru. O produtivo chega primeiro, e chega antes, usando o melhor caminho e gastando menos. Conclusão? Planejamento. Sem ele é impossível ser produtivo. Aqui vão algumas dicas para se alcançar produtividade em suas atividades:



1) Organize-se;

2) Planeje a atividade antes de iniciá-la;

3) Saiba exatamente o que deseja;

4) Busque o local ideal;

5) Peça para não ser incomodado;

6) Entregue seu celular a alguém e peça para anotar os recados;

7) Certifique-se que os insumos estão à mão;

8) Faça pesquisas prévias;

9) Se estiver no computador, desligue por um instante o e-mail, MSN e páginas na internet;

10) Defina limites. Defina um tempo máximo, um tamanho máximo... Sem limites não existe referência;

11) Procure as pessoas certas e relacione-se bem com elas;

12) Inicie;



RESUMO

Não sei se você notou. Mas temos dois autores neste artigo. Na cena 1, um apressado, agoniado, avexado, ou chame-o como quiser. No segundo, alguém organizado, claro, objetivo, alguém produtivo. Ao final, os dois disseram a mesma coisa, passaram a mesma mensagem. Só que o primeiro usou 1749 caracteres, e confusamente. O segundo, 1266. Conclusão: é possível fazer mais e melhor em menos tempo. Para isso, você até tem que ser rápido, mas tem que ir com calma. Entendeu?

Compromisso de hoje: Vou me organizar e planejar melhor, para fazer mais!

Abraços, bênçãos e SUCESSO!



ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.