Uma pesquisa de qualidade

Nos últimos anos temos ouvido falar muito sobre qualidade , o certificado ISO está na moda, qualquer lugar que se vá está lá escrito: "Aquí temos ISO..." O certificado ISO virou propaganda explorada pelo marketing, as pessoas só consomem produtos e serviços se estes forem de qualidade, mas na hora de implantar um processo de gestão de qualidade em suas empresas, estas mesmas pessoas (antes clientes, agora funcionários) se opõe de alguma forma. Por que isso acontece já que qualidade é algo tão bom e todos querem ter? Ou não é bem assim? Para entender melhor procurei por algumas definições, e no que se refere ao certificado ISO encontrei : "... é uma ferramenta de administração que atesta a eficiência de sua empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado."; "...a certificação em conjunto com a logomarca de sua empresa contribui para a construção de uma imagem positiva junto à comunidade , bem como para a conquista do reconhecimento e do respeito de seus funcionáros, fornecedores , clientes, comunidade e governo."(BVQI- Boreau Veritas Quality International). Esta certificadora atua em 44 países, 5 continentes e possui 14 tipos de certificações diferentes para as mais variadas empresas, ou seja, é ISO para atender à todos os gostos e necessidades. Se as empresas tem bem definidos os seus conceitos de qualidade, as pessoas nem tanto. Mas se a qualidade é feito por elas e para elas, por que há tantas opiniões e interesses tão diferentes? Continuei pesquisando... e encontrei pessoas que me disseram que qualidade é uma filosofia : "hoje melhor que ontem , amanhã melhor que hoje". Bonito , profundo... mas acredito que há muito mais que isso. Alguém disse que é apenas mais um meio de se ganhar dinheiro, só não especificou "QUEM". Continuei pesquisando até que encontrei alguém que disse coisas do tipo : "Qualidade é adequação ao uso, é subjetiva, pois o que é qualidade para você pode não ser para o outro" ; " A qualidade está associada ao seu público alvo e ao seu mercado". ; "Qualidade é conformidade, significa que o processo produtivo está em conformidade com especificações pré-determinadas"... é, com este estou de acordo. Após tanta discussão, concluí que, à sua maneira, todos estão certos, dependendo da forma que se vê as coisas, ou seja, a qualidade varia de acordo com o enfoque que se dá. O governo, o mercado , as empresas, clientes e funcionários, todos terão uma visão diferente , segundo seus interesses , valores , informações à respeito do assunto e etc. Mas não pára por aí, este assunto ainda tem muito o que explorar, e eu vou continuar pesquisando...
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.