Café com ADM
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UMA MISSÃO APAIXONANTE – O SEGREDO DO PROFISSIONAL DO SÉC. XXI

O emprego acabou! Todos nós já ouvimos esta frase que se faz presente no mundo empresarial. Diante de tantas mudanças nas organizações, de ferramentas de gestão colocadas garganta abaixo dos empresários e colaboradores, que nada mais fizeram do que arrancar das pessoas seu posto de trabalho e seu sustento, com a máxima de que era preciso enxugar a máquina, o mundo assiste a uma enxurrada de demissões e uma legião de desempregados. De quem é a culpa? Enquanto os dedos ficam apontando em busca do pai da criança, outra discussão vem à tona: Há milhares de vagas no Brasil que não estão sendo preenchidas por falta de profissionais capacitados. Onde estão, e quem são estes profissionais que as empresas estão procurando? Como deve ser o profissional do século XXI? Que características deve possuir? É neste ponto que a discussão torna-se mais importante. Somente terá sucesso quem compreender que o mercado está perguntando a todo momento: Para que você existe? Portanto, é necessário que ter sempre em mente qual é a sua missão, e muito mais do que isto, ter uma missão apaixonante! Ela deve estar dentro da pessoa, e quem não compreender isto, ficará na fila de espera eternamente. Uma vez descoberto o seu propósito superior da vida, o profissional aumenta sua criatividade e sua coerência. A cada decisão, ele deve se perguntar: esta decisão que estou para tomar me aproxima ou me distancia da minha missão? Somente a partir da sua missão, ele consegue identificar o que é ou não importante, passando a compreender que tudo que se relaciona a ela é prioritário, o que não está relacionado com a missão é secundário. O profissional do século XXI tem, portanto, a sua missão como uma bússola de sua vida. Parte sempre para a conquista dos seus objetivos, saindo sempre à frente das outras pessoas. A empregabilidade somente torna-se possível para aquele profissional que compreende que ele deve possuir três características básicas: . Saber falar . Saber vender . Saber se relacionar Não existe lugar para os tímidos, que não têm a capacidade de se comunicar com os clientes internos e externos da organização, que tremem só de pensar em expor seus projetos, em encontrar-se com um cliente ou em ir à frente na sala de aula apresentar suas idéias. Também não há espaço para quem não souber vender seus produtos ou serviços e negociar com seus clientes, buscando sempre um resultado positivo, não colocando apenas o lucro em primeiro lugar, mas, se esforçando ao máximo para fazê-los felizes possuindo capacidade suficiente para identificar os clientes e suas necessidades, oferecendo-lhes soluções para seus problemas. E por último, vai ficar a ver navios o profissional que não souber se relacionar com o maior número possível e diferentes tipos de pessoas, quem não tiver uma competência importantíssima nos dias atuais, que é a Inteligência Interpessoal, sendo capaz de promover uma gestão participativa. É necessário que o profissional tenha, também, uma visão de futuro, buscando todos os dias a sua melhoria contínua, lembrando-se que é muito mais fácil desaprender do que aprender, fazendo da crise pela qual possa estar passando, um momento de crescimento e questionamento. Ter uma missão apaixonante é saber onde você está, onde quer chegar, e como irá chegar lá, assumindo assim, um compromisso com seu sucesso. Portanto, é imprescindível desenvolver uma forte auto-motivação e uma atitude entusiástica, capaz de contagiar a todos, valorizando a sua imagem pessoal e profissional. Se você quer ser um profissional do século XXI, comece a pensar rapidamente em qual é a sua missão, apaixone-se por ela e nunca deixe-se dominar pelos fantasmas que, porventura, tentarem tirá-lo de seu propósito. Cultive sempre o bom humor, a criatividade, a busca do conhecimento contínuo e acima de tudo, olhe para o futuro como uma possibilidade de sucesso. Tenha, acima de tudo, coragem de ousar, e faça de cada dia uma busca incessante ao alcance de suas metas, procurando os caminhos que te levarão até elas. Você é exatamente o que escolheu ser! Lembre-se: Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve! Maria do Rosário Martins (Zarinha) Professora nos cursos de Administração e Turismo do UnilesteMG, Cel Fabriciano. Mestranda em Marketing. Consultora Externa do SEBRAE-MG. Diretora Administrativa da FÊNIX CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Contatos: zarinha@uai.com.br
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