Café com ADM
#

Uma Mentira Estraga Mil Verdades

Seja no lado profissional ou pessoal, mentir nunca é a melhor opção para resolver um problema.

É muito triste falar isso, mas é um fato: “Uma mentira estraga mil verdades”. Pior que as mentiras, são as perdas que elas causam. As pessoas possuem o livre arbítrio e quando optam pela mentira, não sabe o compromisso que estão fazem para não caírem em contradição cada vez que abrem a boca.

A mentira é muito utilizada pelas crianças e adolescentes, seja para evitar um castigo por quebrar um vaso ou para manter sua imagem perante parentes e amigos. Quando entramos na vida adulta temos que deixar as coisas de adolescentes para trás e pularmos para a fase que somos reféns das nossas escolhas.

A mentira afeta o passado, o presente e o futuro. É fundamental entender que: quem perde mais é a pessoa que mente, pois desconstrói o que era verdadeiro, afeta a credibilidade e gera desconfiança sobre todos os aspectos da vida. Uma simples resposta pelo celular “já estou chegando para reunião...” vai ser recebida com desconfiança e dúvida da veracidade dessa resposta.

Mesmo quantificando tudo que se perde mentindo, ainda aparecem pessoas para tentar justificar as mentiras e minimizar as perdas, mas estas pessoas não vão substituir o que foi perdido e ainda vão ratificar que a mentira é o melhor caminho, dizendo: " Todos mentem, quem diz que “não” está mentindo".

Bom, se isso for verdade e se todos fazem isso, infelizmente as pessoas que dizem isso também estão mentindo para deixar quem mentiu melhor. A vida é um eco. Ela nos dá o que damos a ela. Outra coisa importante é que se o que foi perdido era importante mesmo, o que te fez perder deveria servir como lição para nunca mais acontecer e, não ser valorizado e exaltado.

Desculpe-me Cazuza, mas “ ... Mentiras sinceras não me interessam”

Loki


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.