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Uma marca: não nasce ela é planejada e construída com o tempo!

O conceito e a relevância de uma Marca. No aspecto metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica em livros e na internet.

1. INTRODUÇÃO


Para conquistar o sucesso de uma Marca, precisamos ter uma excelente estratégia de marketing, sendo imprescindível conhecer muito bem o público alvo e compreender que cada cliente é único. Só assim, poderemos eternizar uma grande marca, uma marca forte com uma ligação emocional com o cliente, e o grande desafio dos profissionais de Marketing é o fato de que vivemos num mundo globalizado de mudanças muito rápidas.


Mas como criar marcas desejadas?


Faça um Planejamento Estratégico, saber qual será a missão, visão e a essência da sua marca, pois para construir uma marca precisamos conhecer o ambiente interno (forças e fraquezas) e o externo (oportunidades e ameaças), que é Análise SWOT.


De acordo com Tavares (2000, p. 68), planejamento estratégico "é o processo de formulação de estratégias para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças ambientais, utilizando os pontos fortes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão".


2. MARCA

O que é uma Marca? É um sinal, um nome, ou um desenho, com o objetivo de identificar empresas, produtos, serviços e pessoas.


Para Costa e Crescitelli (2003, pág.33), é a combinação de nome, símbolo e design que tem por finalidade identificar e personalizar um produto, diferenciando-o dos concorrentes.


Marca é a tradução do termo Brand.


Uma marca forte possui uma identidade tão bem posicionada, que em poucas palavras já a definimos. A marca faz a diferença. Por isso ela é considerada um ativo importantíssimo de qualquer empresa. (VOLPATTO, 2008)


Uma marca não nasce ela é planejada e construída com o tempo e esse é o grande desafio do Marketing é criar e manter grandes marcas, que seja fortes na mente das pessoas. (Gois, 2011)


Quando uma marca é forte na mente das pessoas, ela têm uma relação emocional com os consumidores, gera laços fortes que fazem com que os mesmos recomendem essa marca para seus conhecidos, amigos e parentes, isso acontece porque os consumidores criam um elo, ou seja se tornam verdadeiros fãs, apaixonam-se pela marca.


Branding é a Gestão de Marcas. É o processo de construção, fortalecimento e confiança de uma marca, que tem o objetivo de fazer com que os consumidores lembrem e percebam o valor e a satisfação ao adquirir aquela marca, ou seja, o Branding atrair os clientes exatamente para sua Marca.


As principais tarefas da construção de marcas são: criar visibilidade; estabelecer associações, gerar diferenciação e desenvolver relações profundas com os clientes. (Aaker, 2007)


Para Melina Kunifas, Branding é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional. "Pelo que queremos ser lembrados?", reforça. "Não são somente produtos e empresas que têm sua marca. Todos nós temos nossa própria marca.


3. UMA MARCA FORTE


Segundo Tavares (2003) uma marca forte vale mais do que o produto e até mais do que a própria empresa.


Uma marca muito forte é fácil de ser lembrada, reconhecida e recomendada, pois têm vínculos de confiança com o consumidor.


Para Limeira (2003, p.110) "o valor de uma marca é o resultado do grau de lembrança da marca pelo público, mais o grau de fidelidade dos seus clientes e a força da imagem associada á marca."


Marca para ter sucesso precisa aparece e ser repetida pelas pessoas para ficar conhecida. Para fixar a marca no mercado existe uma estratégia: o Brinde, que é uma lembrança da marca e, além disso, encanta os consumidores.


Brinde é uma ferramenta de marketing que as empresas utilizam para conquistar a simpatia do cliente. O grande lance do Brinde é que o produto deve oferecer ao cliente uma grande utilidade e além do mais causar um impacto e visibilidade da nossa marca. (GOIS, 2011)


Para Kotler (1999), A fidelidade à marca se desenvolve pelo cumprimento às expectativas do cliente ou simplesmente pela sua superação, ao deixar simplesmente o cliente encantado.


Vamos ressaltar a relevância de uma marca profissional, é fazer-se notado, mas não é exatamente ser visto, mas ser notado positivamente por suas competências, habilidades e atitudes que conduzem ao que tanto nos almejamos: a trajetória de sucesso.


Para Melina Kunifas, "Todos deixamos uma marca, mas podemos construí-la para ser um ponto positivo a favor do nosso desenvolvimento e reconhecimento"


Um profissional para ser notado, precisa transformar seu nome em uma marca conhecida no mercado, mas como construir essa marca pessoal?


O profissional precisa saber o que ele faz de melhor (seus pontos fortes), precisa acreditar nas suas habilidades, foque na divulgação destas características marcantes, com o passar do tempo a sua marca ficará conhecida fazendo com que os outros também acreditem em você, sendo um profissional de credibilidade.


Não adianta fazer a melhor coisa do mundo se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e repetir uma marca, você precisa ser visto. (Tom Coelho)


Todo profissional deve construir sua marca, que será a imagem que os outros terão dele. Marca para um profissional é como reputação, algo visível e que pode ser percebido por suas atitudes. Essa reputação pode ser habilmente esculpida, mas não irá durar se não estiver bem ancorada num caráter adequado. Por isso toda construção de marca pessoal começa com a construção do caráter. (PERSONA, 2010)


"As pessoas não compram produtos, escolhem marcas" (TAVARES, 2003).

Seja diferente! E ficará na mente e no coração das pessoas.


A marca é um produto, uma experiência, é um comportamento, é uma atitude.
Enfim, uma Marca é tudo!



Silma Gois
- Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas


REFERÊNCIAS


COELHO, Tom. Marketing Pessoal – Construindo a sua Marca. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3444/marketing-pessoal-construindo-sua-marca. Acessado em 21.04.11


GOIS, Silma, 2011. Marketing Pessoal: sua Marca ficará no coração das pessoas! Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-sua-marca-ficara-no-coracao-das-pessoas-silma-gois/53456/ Acessado em: 04.04.11


GOIS, Silma, 2011. A Força do Brinde: uma ferramenta do Marketing Promocional. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-forca-do-brinde-uma-ferramenta-do-marketing-promocional/54084. Acessado em: 22.04.11


GOIS, Silma, 2011. Merchandising de uma Marca. Disponível: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/merchandising-de-uma-marca/54316/. Acessado em: 22.04.11


KOTLER, PHILIP Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 2. ed. São Paulo, Futura, 1999


KUNIFAS, Melina. O Eu Entre as Marcas Poderosas. Disponível em: http://www.portaldebranding.com/v1/?p=2041 Acessado em 22.04.11


PERSONA, Mario. Marketing Pessoal- Carreira & Sucesso - Grupo Catho. Disponível em: www.mariopersona.com.br/entrevista_marketing_pessoal.html Acessado em 10.03.11


TAVARES, Mauro C. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.


VERGARA, Sylvia Constant. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.


VOLPATTO, Adriano. Monografia O Valor da Marca. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/o-valor-da-marca/1770/ Acessado em: 22.04.11

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