Um pouco sobre o departamento de finanças de uma organização

Um departamento que dificilmente é terceirizado externamente nas empresas é o departamento financeiro, pois ele possui constante contato com a alta cúpula da organização, sendo que nesse departamento também é necessário que tenham colaboradores comprometidos e focados nos negócios da organização, sendo portanto um departamento que esteja presente dentro da organização e próximo dos seus dirigentes.

Com o passar dos anos que resultam no avanço da tecnologia e nos métodos empregados na administração financeira, esse departamento está ficando cada vez mais simplificado em suas rotinas e estratégico nas suas decisões, contribuindo para resultados ainda mais satisfatórios nas organizações.

A seguir veremos as atividades mais comuns encontradas no departamento financeiro na maioria das organizações:

  • Contas a pagar: Essa atividade é composta na realização da previsão do fluxo dos gastos que a empresa terá em um determinado período futuro, geralmente esse fluxo de pagamentos é projetado com no mínimo uma semana de antecedência, aos quais tais informações são direcionadas para a diretoria, que avaliará as prioridades compostas nesse fluxo. Após a definição das prioridades, os pagamentos são colocados em ordem cronológica, por data de vencimento, sendo que os pagamentos são realizados rigorosamente nessa data de vencimento, dificilmente os pagamentos são realizados antes dessa data, tudo depende da estratégia definida pela a diretoria para o fluxo de pagamentos projetado com base na previsão do fluxo de receitas que entrarão na organização, (veremos mais a frente que a previsão do fluxo de receitas que entrarão na organização é elaborado pelo o profissional responsável pela a atividade de contas a receber), pois geralmente a estratégia utilizada é prorrogar o máximo possível os pagamentos e antecipar ao máximo possível os recebimentos de receitas, objetivando dessa forma a maximização do dinheiro em caixa para uma eventual oportunidade que possa ocorrer para a empresa.
  • Contas a receber: Composta também por diversas atividades e possuindo uma importância não só para a eficácia do departamento, mas para a eficácia da empresa, em que através dessa atividade são obtidos os recursos financeiros para o pagamento de salários dos colaboradores, fornecedores, entre outros. Geralmente essas atividades envolvem a emissão e envio de boletos aos clientes, cobrança e acordos com clientes inadimplentes, elaboração do fluxo de receitas a receber, instruções bancárias, envio de remessa de cobrança para os bancos, controle das carteiras de cobrança, importação em sistema do retorno bancário, baixa de duplicatas, conciliação bancária, retirada de extratos bancários e borderô. Além da proximidade e troca de informações que essa atividade deve ter com as demais atividades do departamento financeiro, ela também deve possuir uma relação mais próxima com o departamento de vendas da empresa, através de informações que possam auxiliar os profissionais de vendas, antes da conclusão de qualquer negócio com os clientes, a obterem informações sobre a relação de empresas que atualmente estão inadimplentes com ela, em que dessa forma possam auxiliar na negociação da dívida e dessa forma continuar com a parceria, evitando assim maiores perdas para a organização e a fidelização dos seus clientes.
  • Controladoria financeira: Nas médias e grandes empresas podemos encontrar com maior facilidade a controladoria financeira, ela é composta por atividades de planejamento, previsão, e controle dos recursos financeiros da empresa, buscando sempre os melhores investimentos e a busca de receita no menor tempo possível e no pagamento de despesas no maior prazo possível, sempre respeitando o prazo de vencimento dos compromissos da empresa, objetivando evitar perdas e na obtenção de maiores ganhos para a organização, sendo que essas atividades são realizadas em conjunto com a gerência do departamento financeiro, em que todas as decisões devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos da organização, que são definidos pela a alta cúpula, pois esses objetivos estratégicos que irão colaborar para que a empresa consiga manter e ampliar a sua visão, missão e valores.
  • Gerência financeira: É o elo entre a alta cúpula da organização e os executores das atividades do departamento, o gestor também é responsável pela administração de todas as atividades e dos recursos financeiros, que envolvem desde a captação dos recursos até a aplicação em investimentos que estejam alinhadas com a estratégia da organização, normalmente é também de responsabilidade do gerente, a realização no início dos meses, o relatório de fechamentos mensais e prestação de contas referentes ao mês anterior, em que tais informações são encaminhadas para a alta cúpula da organização.
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