UM OLHAR AMPLIADO SOBRE O EMPREENDEDORISMO*

* Esta síntese foi escrita por Cássio Murilo Alves Costa, aluno de Adminstração da Unb, sob orientação da Professora Eliana Pessoa, em março/2005.

Dos vários traços característicos que compõe o perfil empreendedor, como: capacidade de observação do mundo, criatividade, vontade de vencer, dedicação, satisfação pessoal ao gerar ações significativas em seu trabalho, entre outras, pode-se dizer que a atividade empreendedora é diferenciada quando se trata da maneira de encarar o seu papel e de como se implementa determinadas ações. Indagar que na formação de cada um existe alguém inovador, criativo, planejador e sempre de olho no futuro, é importante.


Os traços característicos de cada tipo de empreendedor serão listados abaixo de forma a identificar o papel de cada um, buscando diferenciá-los:


O Empreendedor Start-Up, não é aquele que investe o capital inicial e sim o indivíduo que tem a idéia do negócio, sempre buscando mudanças, inovando, edificando negócios, gerando empregos de forma a obter lucros e manter seu negócio competitivo e diferenciado no mercado. Pode-se dizer que é uma pessoa com profundo senso de missão a cumprir, muito engajado naquilo que faz e acima de tudo satisfeito e dedicado com as mudanças. Trata seus funcionários como colaboradores, fazendo-os trabalhar em equipe para atingir os objetivos definidos. São vários os mitos que cercam o empreendedor, dentre eles e em maior destaque aparece o mito de ser herança genética, está no “sangue”, sabe-se que um indivíduo com muito trabalho, talento e reserva econômica transforma essa falsa realidade e nos mostra que é possível ter essas características. O empreendedor de negócio é aquele que vê a oportunidade e sabe usá-la para satisfazer as necessidades e demandas dos seus clientes. Pode-se resumir com uma metáfora, o empreendedor de negócio é aquele que transforma o solo inóspito em terra roxa.



Empreendedor Corporativo
(intraempreendedor) é aquele indivíduo que não é dono do negócio, porém dentro de uma organização desenvolve e realiza visões em prol da melhoria dos processos, faz com que a empresa aumente a produtividade, busque e retenha mais clientes e insere a empresa em novas oportunidades de negócios, mantendo a chama sempre acesa do crescimento. Cabe ao nível estratégico a abertura e a responsabilidade para desenvolver e dar apoio a esse indivíduo dentro da organização, implementando políticas de avaliação e reconhecimento, de forma a fazer com que os obstáculos nos mercados competitivos sejam transpostos com total sucesso para organização. A crença que se projeta na empresa é o grande diferencial positivo, fazer com que o funcionário acredite que pode ser um agente de mudança e ao mesmo tempo dar a devida importância àquele que participa do processo de inovação é a tônica do sucesso. No Brasil esse tipo de empreendedor aparece mais nas grandes empresas, onde se destinam recursos para essa atividade e se bonifica esses profissionais inovadores, não obstante, que esse profissional não possa aparecer nas médias e pequenas empresas, pois se nossos empresários não abrirem os olhos estarão perdendo grandes colaboradores para o mercado, e em muitos casos, os contratando terceirizados para suprir um setor da empresa que os perdeu.

Empreendedor Social
, é um profundo defensor da causa coletiva, combina a paixão e entusiasmo por uma missão social com a inovação de uma atividade ou de um processo rentável em prol do social, de forma a inovar o modo de vida das pessoas. As leis do mercado não são os diferenciais que utiliza como instrumentos de medida, servem sim, como sustentáculo para sua atividade principal, a causa social. Trabalham com o longo prazo, com melhorias duradouras para manter e gerar valor social. São habilitados a fazer mais com poucos recursos e atrair recursos de terceiros, o chamado terceiro setor. As empresas devem valorizar estes indivíduos, pois atualmente a responsabilidade social e a causa ambiental estão em grande destaque no diferencial competitivo das empresas, e essas pessoas trazem consigo as engrenagens que fazem funcionar esse “motor social”.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.