Um novo olhar para a inclusão social

A inclusão social será que é apenas incluir por exemplo, um colaborador surdo em uma empresa com ou sem um intérprete de Libras? Você acha que realmente isso é a inclusão?

Para que seja feita a inclusão das pessoas com deficiência na área social ou profissional com eficácia, é imprescindível que antes de tudo a gente perceba alguns aspectos essenciais. Para que não aconteça a integração e dar a sensação de estarmos juntos, mas ao mesmo tempo isolado de todos.

Para entender melhor, observe a figura abaixo:

inclusao social

A inclusão não é só o ato de incluir e pronto. Inclusão é cooperação, é ajudar e está lá auxiliando as pessoas. Também é respeito, devemos respeitar as diferenças e facilitar as coisas para derrubar as barreiras da desigualdade. Inclusão é valorização das diferenças, todos nós temos diferenças e sempre temos algo para aprender uns com os outros. Inclusão é melhoria, melhoria contínua para todos nós.

Ainda temos muito que melhorar além da inclusão que já fazemos atualmente, ver a inclusão acontecer é ótimo. Fazer parte para que as coisas aconteçam é bastante gratificante. Seja você um gerador de inclusão, com certeza você vai aprender muito e consequentemente viver experiências inesquecíveis.

“Temos que viver a empatia todos os dias, se colocar no lugar do outro é a melhor forma para enxergar o mundo de outra maneira”. Pablo Eduardo

Lembre-se: Inclusão é Cooperar, Respeito, Valorização, Empatia e Melhoria.

Tenha um novo olhar para a inclusão social!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento