Um novo consumidor

Um olhar sobre o comportamento de um novo consumidor, de uma juventude que tem questionado e que se revela cada vez mais autêntica

Versáteis, otimistas, autoconfiantes, antenados, dinâmicos, online são algumas das características de uma nova geração de consumidores, que muitas vezes “dão o tom da conversa”, em família, na discussão sobre determinado produto seja para uso próprio ou de amigos e familiares.

Luczinski (2012, p 111) considera que: A juventude contemporânea usufrui de conquistas das gerações anteriores, que defenderam valores como a liberdade de escolha e a privacidade, permitindo às Gerações Y e Z maior independência e autonomia. De maneira geral, os jovens atuais (que têm o individualismo e o consumismo como valores de época) são mais imediatistas e menos inclinados a construir projetos de médio e longo prazo.

Em se tratando de gerações, mais especificamente as Y e Z, não existem um consenso para o período de nascimento de cada, porém baseado em informações colhidas, chegamos a uma média para o período entre 1978-1990 para a Geração Y e entre 1990-2000 para a Geração Z.

Vale reforçar que as características mencionadas no início são mescladas, dependendo do ambiente de convívio e dos grupos participantes, e outro ponto realçado é o estilo de vida, caracterizado por vivenciar novas experiências e estarem sempre conectados.

Analisando o mercado atual atrelado ao novo perfil do consumidor inserido nas Gerações Y e Z, vemos uma posição de consumismo mais voltada ao imediatismo, ou dependendo do momento pela satisfação em grupo, que não envolve somente ao ego pessoal. Diante disso a interação, não somente pessoal, contracena com as interações em rede, conexões nas redes sociais, por conseguinte dentro das mídias sociais.

Limeira (2008, p. 220) relata algumas características, do jovem, às compras: A juventude brasileira é a que mais gosta de fazer compras e assistir a programas de TV na comparação com jovens de outros países (...) e para 56% dos brasileiros entre 18 e 25 anos, comparar mais significa mais felicidade, pouco importando os problemas ambientais decorrentes do consumismo exagerado.

Para Kotler (2005, p. 163) as mudanças no comportamento da juventude são visíveis: A Geração Net já influencia as compras dos adultos mais que do que qualquer geração anterior. The Alliance for Converging Technologies estima que os pré-adolescentes e o adolescente norte americanos gastem 130 bilhões de dólares de seus recursos anualmente e influenciem seus pais a gastar mais de 500 bilhões.

Para tanto, uma nova onda de relacionamento com o consumidor nasce a partir da influência de um perfil adolescente, o qual se enquadra mais a Geração Z, pois a partir da interação em rede, da fácil informação na internet e pesquisa sobre determinado produto que queira adquirir, passam a influenciar quem detém o poder de compra na hora de realizar a aquisição, seja na loja virtual ou física.

Aproveitando-se e consolidando os dados de uma pesquisa da Target Group Index, divulgada pelo IBOPE (2012), apura-se que os jovens das Gerações Y e Z caracterizam-se por:

  • Viveremmais tempo solteiros;
  • Buscarem um estilo de vida com mais diversão e interação;
  • Pertencerem, em sua maioria, a classe C;
  • Valorizarem marcas inovadoras e divertidas;
  • Estarem mais ligados à tecnologia e deterem fácil conhecimento;
  • Preocuparem-se com a aparência pessoal. São mais vaidosos;
  • Serem influenciados pelas celebridades na hora da compra.

E em se tratando desses novos consumidores, levando em conta os inseridos na classe C e D (renda familiar entre 4 e 10 salários mínimos (s.m) e 2 e 4 s.m., respectivamente), existe uma boa perspectiva de compra para produtos de marca ou de tecnologia, sejam essas aquisições influenciadas pelas mídias sociais ou por celebridades ou músicas populares.

Portanto vemos que os jovens sofrem influência seja pelo grupo que frequentam ou a pela participação nas comunidades virtuais, além de outros fatores tais como musicas que ouvidas e compartilhadas e, pela propaganda gerada através das celebridades e ídolos que ditam a moda/ estilo de se vestir.

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