Um mini-guia para entender como Drucker via o futuro
Um mini-guia para entender como Drucker via o futuro

Um mini-guia para entender como Drucker via o futuro

Confira um guia que irá ajudá-lo a navegar no futuro com mais sucesso

Muitos dos livros de Peter Drucker incluem referências a assuntos voltados para o futuro. Há um guia ao leitor, de quatro páginas, para esses escritos no meu livro "Create Your Future the Peter Drucker Way". Eu adaptei essa seção neste guia simplificado para alguns dos livros que irão ajudá-lo a navegar no futuro com mais sucesso:

"The Age of Discontinuity: Guidelines to our Changing Society" (1969): este livro é sobre as grandes mudanças, identificadas por Drucker, que estavam acontecendo na sociedade ao final da turbulenta década de 1960, como exemplificado pelo título do capítulo 1: "O fim da Continuidade".

"Drucker em 33 Lições" (2011): os últimos capítulos são "O futuro da corporação", partes 1- 4, feitos a partir de palestras dadas em 2003 na Claremont Graduate University.

"Landmarks of Tomorrow" (1957): um livro abrangente sobre trabalho, educação, governo e sociedade; o qual a capa proclama ser "Um relatório sobre o novo mundo pós-moderno".

"Desafios Gerenciais para o Século XXI" (1999): o último livro de Drucker, feito completamente com novo material. Particularmente, veja o capítulo 3, "O líder de mudanças", com sua seção final "Fazendo o Futuro".

"Gestão: edição revista" (2011): a edição revisada e atualizada da versão de 1974 do "Management: Tasks, Responsibilities, Practices" inclui uma versão um pouco mais curta do capítulo sobre o futuro da Gestão por Resultados. Outro capítulo é "O futuro da corporação e o caminho a seguir", e o capítulo final "O Gerenciador do Amanhã".

"Administrando para Obter Resultados" (2002): o livro contém um dos seus textos mais proeminentes sobre o futuro: o capítulo chamado "Fazendo o futuro hoje". Ele explica a ideia do 'futuro que já está acontecendo' e também 'fazendo o futuro acontecer'.

"Administrando para o futuro: Os anos 90 e a virada do século" (1998): o capítulo final, neste caso, o epílogo, é uma reedição de um longo artigo que ele escreveu para o The Economist (O seu título é o o mesmo que o subtítulo do livro).

"A Administração na próxima sociedade" (2003): o livro contém um texto estendido, "A próxima Sociedade", o qual compreende a seção final do livro e foi originalmente uma participação especial de 19 páginas na revista The Economist.

"Administração em tempos turbulentos" (1980): contém poderoso material sobre o futuro, incluindo o segundo capítulo de 26 páginas, "Administrando o Amanhã".

"As novas realidades" (1997): Drucker explica no prefácio: "Esse livro não foca em o que fazer amanhã. Foca no que fazer hoje tendo vista o amanhã. Sem limitações auto-impostas, ele tenta determinar a agenda".

"A profissão do Administrador" (1998): essa coleção da Harvard Business Review inclui o ensaio de 1997 "O Futuro Já Está Acontecendo", assim como uma entrevista com T. George Harris, "O executivo pós-capitalista".

"Sociedade pós-moderna" (1999): duas citações da introdução são particularmente pertinentes: "Não é a história do futuro. Pelo contrário, é um olhar para o presente.". E da mesma maneira, ele termina a introdução: "No entanto, certamente este é um tempo para fazer o futuro - precisamente porque tudo está em fluxo. Este é o momento para agir".

Artigo publicado originalmente no site do autor e cedido gentilmente para o Administradores.com

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento