Um ano para comemorar ou lamentar?

O ano ainda nem terminou, mas já dá pra fazer um balanço geral dos resultados obtido nesse período. Falaram-se muito em crise, reduções de consumo e demissões, mas afinal como foi seu resultado? Se foi bom, comemore! (com cautela) se razoável, repense! (onde poderia ter feito melhor), e se ruim se preocupe! (não comenta o mesmo erro)

O ano ainda nem terminou, mas já dá pra fazer um balanço geral dos resultados obtido nesse período. Falaram-se muito em crise, reduções de consumo e demissões, mas afinal como foi seu resultado? Se foi bom, comemore! (com cautela) se razoável, repense! (onde poderia ter feito melhor), e se ruim se preocupe! (não comenta o mesmo erro).

O fato é, independente do que foi noticiado o ano inteiro nos jornais, TVs e internet sobre a atual situação econômica do país, a realidade de cada empresa é bem diferente de um para outra, enquanto muitos sofreram com as dificuldades que o mercado vem apresentando, outros comemoram e muito os resultados alcançados. Acredito que você já ouviu falar no ditado popular que diz “em tempo de crise enquanto uns choram outros vendem lençois” , ou seja, muitos continua a culpar o efeito da crise pelo seu fracasso, enquanto outros aproveitam o momento de incertezas para agarrar as oportunidades deixadas em brechas pelo mercado.

Agora faça a se mesmo os seguintes questionamentos: O que foi feito a mais durante este ano para obter resultados diferentes? Quais ações foram realizadas para inovar seu negócio? Quantos treinamentos foram aplicados para afiar sua equipe? É possível obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas?! Faz-se necessário repensar os comportamentos e as atitudes tomadas a favor (ou a desfavor) do seu negócio.

Mais do que nunca são nestes momentos de dificuldades que mais se aprende, seja pelas experiências adquiridas nos erros comentidos, seja pela necessidade de criatividade e inovação para superar os obstáculos. Portanto, se as coisas não andam bem para seu negócio mude sua perspectiva. Se acha que o mercado está bem diferente de sua expectativa é hora de refazer a lição e adapta-se urgentemente a nova realidade.

Flavio Augusto, no blog Geração de Valor afirma que é justamente no meio das adversidades que grandes talentos são revelados. Em outras palavras, é no meio de uma crise que alguns mergulham no mar das incertezas e no oceano das lamúrias, enquanto outros florescem diante de novas oportunidades.

Apesar de tudo, a única certeza é que o mercado sempre será um desafio, independente de crise ou não. Portanto, utilize as ferramentas adequadas para cada momento. Como nem todo mundo sabe aplicar a ferramenta correta, é isso que vai determinar sucesso ou fracasso de cada um.

Publicado originalmente no blog Tenha Sucesso

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento