"Turbinando sua equipe"

Você que gere uma equipe, e que está querendo otimizar a "produtividade per capita", leia essa postagem. Não tenho a pretensão de passar fórmulas mágicas, mas sim sugerir pequenas ações que podem trazer grandes resultados .

Vamos imaginar o seguinte quadro:

Você acorda, faz a sua caminhada matinal, toma um belo café da manhã acompanhado do seu inseparável notebook ou similar ( afinal, você não vive sem ele ), e segue rumo a empresa em que trabalha.O dia está meio chuvoso, você enfrenta aquele transito habitual, e chega no seu "segundo lar", a empresa.Você se atrasou um pouco, e logo que adentra a empresa, o seu chefe já está alí te esperando.Você,meio sem jeito, esboça um bom dia , e como resposta , recebe a primeira "paulada" do dia: Sr. Gê ( Gê, de Gestor ), por favor, vá até a minha sala, precisamos conversar. Nesse momento você pensa: que maravilha, o meu dia está começando bem...bem mal!

Bem, passado alguns minutos lá está você na sala do Sr. Dí, o diretor , e já vai logo explicando que se atrasou por causa do transito, o pneu furou,enfim, aquela história de sempre. O Sr. Dí, objetivo e prático que é, já vai logo dizendo que os resultados da sua equipe não estão correspondendo as expectativas da empresa, e que você, Gê, tem que fazer algo à respeito rapidamente, ou...você já imagina o final da história, não é mesmo?

Você promete ao Sr. Dí que tomará providências à respeito , e sai da "sala de tortura" rapidamente, e meio desnorteado.Você chega a sua sala, se "afunda" em sua poltrona, e pensa: e agora, José???Cômico,se não fosse trágico!

Bem, Sr. Gê, se eu fosse você, o primeiro passo que daria é o da autoavaliação, antes de querer jogar toda a responsabilidade dos resultados em cima da sua equipe. Eles também são responsáveis sim, mas hipotéticamente falando, sua equipe é o carro, e você é o condutor, portanto,sabe quem é o maior responsável pelo rendimento ? O Sr., Mister Gê!

Você está precisando "turbinar" esse carro? Então, coloque acessórios.

Que tal pensar nas seguintes sugestões?

-Será que a sua "carteira de habilitação" não está vencida? Se estiver, se recicle, participe de cursos, palestras, e compartilhe experiências com outros gestores. Afinal, novos "modêlos de gestores" brotam a todo instante no mercado.Portanto, repagine-se!

-Será que você está sabendo obter o maior rendimento dos seus comandados?Assim como existem carros que funcionam a álcool, a gasolina, motores com potências distintas, engrenagens específicas, também assim é cada um dos seus funcionários.Cada um merece um tratamento e atenção específicos.Por exemplo, da mesma forma que carros movidos a álcool costumam demorar mais para "pegar" na parte da manhã, e os a gasolina , são mais rápidos, assim também funcionam os seus liderados.Uns, rendem mais na parte da manhã, outros, rendem mais com o passar do dia.

Você também deve ter em sua equipe funcionários que são 1.0 para lidar com certos assuntos, mas que com outros, funcionam como um "Maverick V8", não é mesmo? Então, tenha a habilidade de realocá-los para áreas de melhor performance. Respeite as individualidades!

Falando em "engrenagens", temos carros com engrenagens de dentes retos, helicoidal...não importa a nomenclatura, e sim o sentido da coisa. Alguns funcionários são movidos e necessitam para evoluir de elogios, outros, por recompensas materiais, maior atenção, enfim, cada peça deve ser tratada de acordo com os requisitos e manutenção necessárias.Encontre e regule o ponto certo!

Depois de fazer esses acertos, aí sim pense em turbinar o seu carro com acessórios .Trabalhe com a injeção de ânimo para as tarefas, e dê gás a sua equipe!

Revise quantos km por litro cada um dos componentes estão rendendo, e aquela peça que estiver atrapalhando o rendimento total do seu carro deve ser acompanhada de perto, revisada e, dependendo do caso, pode ser que você necessite até da troca de uma peça para um melhor rendimento total.

Feito isso, você deverá notar que os resultados deverão melhorar gradativamente, e nessa hora, não se esqueça de fazer algo muito importante: "lustre" o ego de seus funcionários, e o seu também. Afinal, você está prestes a vencer mais uma corrida, e está se saindo um pilôto de fato!

Para frente é que se anda, mas em alguns momentos é preciso "estacionar" o carro, ajustar os componentes, e só aí prosseguir.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento