Tudo Sobre Dividendos - O Guia Completo

Esse artigo revela o que são dividendos, como eles podem melhorar significativamente seus resultados na bolsa de valores e como avaliar se uma empresa paga bons dividendos.

Percebi que muitas pessoas tem dúvidas importantes em relação aos dividendos e não sabem ao certo como eles podem ajudá-las.

Então para esclarecer essas questões, que tem o poder de melhorar significativamente seus resultados na bolsa, criei esse simples guia que tem por objetivo explicar tudo sobre dividendos.

Se você procura saber:

  1. O que são dividendos
  2. O que são juros sobre capital próprio
  3. Como avaliar se uma empresa paga bons dividendos
  4. Se os dividendos são uma enganação ou não
  5. Qual o tipo de investidor que mais se beneficia dos dividendos

Fique tranquilo, você está no lugar certo!

Descubra o que são os proventos em dinheiro

Proventos em dinheiro nada mais são do que o pagamento em dinheiro que todas empresas listadas na bolsa devem fazer aos seus acionistas.

Segundo o estatuto das leis das SA, um mínimo de 25% do lucro líquido deve ser distribuído aos acionistas na forma de DIVIDENDOS ou JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JSCP).

Cada empresa decide o quanto de proventos vai pagar aos seus acionistas em assembléias. Vale lembrar que muitas empresas pagam muito mais que o mínimo exigido.

A data de distribuição dos proventos não segue um padrão, algumas empresas pagam a cada trimestre, outras mensalmente e algumas duas vezes ao ano, mas independente disso, ao final do período de 1 ano, você vai receber o montante total a que tem direito.

Sobre os tipos de proventos que você recebe

Como eu já comentei em meu eBook gratuito que ofereço para os visitantes do meu blog (se você ainda não fez o download, clique aqui e baixe grátis agora) existem 2 tipos de dividendos: os DIVIDENDOS e os JSCP.

A principal diferença entre os dois é a tributação:

  • Dividendos: são distribuídos após a empresa pagar os impostos, assim, quando você receber seus dividendos, eles já vêm líquidos de IR
  • JSCP: são distribuídos ANTES da empresa pagar os impostos, então eles são distribuídos em sua forma bruta, mas o imposto fica retido na fonte antes que você os receba, na prática quem paga o IR é você e não a empresa.

Os JSCP tem esse nome porque ele funciona como um pagamento de um empréstimo feito pelo acionista (você) à empresa, seriam como juros de um empréstimo que você recebe por ter colocado dinheiro na empresa.

No final das contas, pra você vai dar tudo namesma, ao cair na sua conta você não precisa fazer nada, você pega o dinheiro que é seu e faz o que quiser com ele (reinvista-o de preferência para gerar o crescimento exponencial).

Entretanto para a empresa existe uma grande vantagem fiscal: como a parte do lucro que é distribuído como JSCP entra como DESPESA na contabilidade, ele NÃO gera cobrança de tributo, o que na prática diminui o pagamento de tributos pela empresa.

Por ter esse benefício fiscal, existe um limite para a empresa pagar sua parcela de lucro sob forma de JSCP. No geral, as empresas pagam tudo que podem como JSCP e só depois pagam o restante devido sob a forma de dividendos.

Mas isso muda de empresa para empresa, por isso é necessário que você faça o que vou falar agora ...

Cadastre-se no RI da empresa para melhorar o seu investimentos em ações

O RI (Relação com Investidores)nada mais é que um setor criado exclusivamente para você investidor de longo prazo.

Ao se cadastrar, você receberá comunicados relevantes sobre o andamento da empresa, datas de divulgação de resultados, data de pagamento dos proventos etc.

Aconselho a criar uma pasta para cada empresa em seu email para organizar melhor as informações à medida que foram chegando.

Você também pode mandar dúvidas por email à esse setor, eles estão ali para dar satisfação à você. Entretanto, algumas empresas possuem o setor de RI bem fraco. Esse é um sinal de má governança corporativa, talvez você deva considerar ficar longe dessa empresa ... ou não, depende da importância que você dá para isso.

Até aqui você já sabe quais os tipos de proventos que vai receber e também qual a importância de se comunicar com o RI

Agora você vai aprender a identificar se a empresa é boa pagadora de dividendos.

Para isso, tudo que você precisa fazer agora é clicar aqui e continuar sua leitura lá no meu blog.

Tem muito mais conteúdo de qualidade por ali, com dicas práticas que tem o poder de melhorar o resultado dos seus investimentos.

Espero você por ali pra gente trocar uma idéia!

Grande Abraço.

-Bruno Kataoka

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento