Três passos para melhorar as vendas da sua empresa

Trabalhar na área de vendas não é uma tarefa simples, não importa qual produto ou serviço você está vendendo, é sempre complicado saber como chegar até as pessoas e de que maneira abordá-las.

Pensando nisso, listei três passos para melhorar as vendas da sua empresa e torná-las mais eficiente, de acordo com os conceitos do Inbound marketing (novo marketing). Afinal, o novo marketing tem como objetivo atrair o interesse das pessoas, entender o que elas procuram e informá-las antes de vender. Ele trabalha principalmente com o marketing de conteúdo e utiliza uma plataforma complexa para examinar as métricas e resultados.

Por isso, o processo de vendas também é inovador e se torna mais uma consultoria, trabalhando com base em dados e sinais já analisados sobre aquele potencial cliente. Esses fatores tornam suas vendas muito mais humanas, já que o método é focado no seu público-alvo e cuida primeiro de manter uma relação de confiança, para depois convencer a pessoa de que o seu produto ou serviço é a melhor opção.

Entenda como funciona vendas em Inbound Marketing

Se você soubesse os interesses de determinado consumidor seria muito mais fácil saber o que dizer e como se dirigir até ele, não é verdade? As vendas seriam mais simples e a comunicação mais direta e produtiva.

Pois é, é isso que o inbound marketing oferece. Como no novo marketing você trabalha focado em uma persona bem definida e possui uma ferramenta capaz de monitorar todas as ações realizadas dentro do seu site e de suas mídias sociais, é possível analisar todos os usuários que interagiram de alguma forma com o site da sua empresa.

Sendo assim, é possível realizar um levantamento sobre quem é aquele consumidor, pelo que ele tem procurado, o que tem lido, o que acessou no seu blog, etc.

Com isso, o seu departamento de vendas terá uma série de informações para criar uma comunicação totalmente personalizada e iniciar uma interação com algo que realmente seja do interesse daquele potencial cliente. O vendedor, ou consultor, saberá como iniciar um diálogo, saberá o que dizer para despertar seu interesse, que dúvidas esclarecer, entre outros fatores, tornando o processo mais eficiente e fazendo com que o consumidor se sinta mais à vontade e confiante na sua empresa.

Três passos para mudar as vendas da sua empresa com Inbound marketing

O inbound marketing acredita que as empresas não devem apenas vender, mas construir um relacionamento duradouro com seus consumidores, através dessa comunicação mais personalizada e da troca de informações, por isso o conteúdo é sempre a base de todo processo.

Para isso, vamos aos três passos para que você saiba como mudar as vendas da sua empresa de acordo com o novo marketing.

1º Passo: Procure ouvir o dobro do que você fala

A maioria dos compradores tem a imagem que as marcas, ou os vendedores, não se importam realmente com o que precisam e só querem empurrar os seus serviços. O inbound marketing quer mudar essa imagem, por isso é preciso ouvir os seus potenciais clientes, escute muito antes de falar.

A sua equipe de vendas tem que tentar se colocar no lugar dos consumidores, entender que perguntas fariam, as dúvidas frequentes, entre outros. E precisa também escutar as reclamações, as perguntas, etc.

Observe primeiro as interações que eles fazem nas suas redes sociais e no seu blog, se informe sobre as novidades do seu segmento, esteja pronto para conversar com eles e se aproximar corretamente. Assim, você saberá como falar a língua deles e despertar primeiro a confiança na sua marca. Na prática, saber ouvir é fundamental para que sua equipe saiba que material enviar para essa pessoa, que conteúdo criar, etc.

2º Passo: A sua persona é a sua prioridade

É importante não esquecer que o seu foco é a persona, ou seja, é atingir o seu cliente ideal. Por isso, a sua comunicação e o seu conteúdo devem ser direcionados para atrair essas pessoas certas, o seu público alvo. Então, estude a fundo a sua persona, para saber quem é o público alvo da sua empresa e como criar essa aproximação com ele.

Então, é preciso também observar os seus seguidores, analisar os usuários que acessam suas páginas, o conteúdo que é acessado, os temas que geram interesse, vale também conhecer seus concorrentes, etc. Tudo para que sua equipe de vendas consiga identificar aqueles que são potenciais clientes e possa chegar até eles com todas as informações que eles precisam e procuram.

As pessoas não confiam em alguém que está apenas olhando para vender, vender, vender. Então conheça sua persona, para dialogar com ela e construir um apelo que realmente a faça criar confiança na sua marca. Assim você irá compartilhar os materiais educativos certos e no momento adequado, seja um post de blog, uma postagem nas redes sociais, um ebook, um infográfico, etc.

3º Passo: Coloque as relações antes do produto ou serviço

Lembre-se, que o inbound marketing deve primeiro ajudar, oferecer um conteúdo que esclareça dúvidas, para depois oferecer um produto ou serviço como a solução. Então coloque as relações com os potenciais clientes na frente, ganhe a confiança dele mostrando o seu conhecimento com conteúdo de qualidade.

As vendas devem vir depois, quando já foi criada uma relação e o potencial cliente já foi nutrido com o seu conteúdo, quando percebe que ele realmente possui interesse no que sua empresa oferece. Nesse momento deve entrar sua equipe de vendas, oferecendo uma solução que se encaixa no que ele precisa.

Não basta sua equipe de vendas apregoar suas mercadorias, é preciso trabalhar para mostrar por que seus serviços poderiam ser úteis e que vantagens eles trazem para o cliente.

Essas três dicas vão te ajudar a mudar as suas vendas e realizá-las de acordo com os princípios e conceitos do inbound marketing. Se você ainda não é adepto do novo marketing, então talvez seja o momento de rever a sua estratégia junto com seu processo de vendas, para que esteja adaptado as novas tecnologias e ao comportamento de compra dos consumidores, isso vai fortalecer suas relações e, por fim, melhorar a sua estratégia de vendas.

Publicado originalmente em http://inbound.grupoipub.com.br/blog/tres-passos-para-melhorar-vendas-da-sua-empresa/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento