Três passos para conquistar a atenção do consumidor em 2019

Com um consumidor cada vez mais empoderado, munido de uma infinidade de redes e ferramentas de conteúdo, conquistar (ou reter) sua atenção tem sido cada vez mais desafiador. Em quais tendências apostar em 2019 para conquistar sua atenção? Três insights interessantes podem ajudar a rever a estratégia do seu negócio neste ano.

A evolução do comportamento de consumo de serviços, produtos e informações tem evoluído cada vez mais rápido com a democratização de acesso à internet. Uma infinidade de conteúdos advindos desta tecnologia; como o acesso de áudio e vídeo via streaming, aplicativos “à la carte" em TVs e smartphones e uma mudança expressiva dos veículos de imprensa tradicionais buscando novos espaços na internet, nos dão alguns insights do que apostar em 2019.

Afinal, se todos estão cada vez mais online como se diferenciar dentre tanto conteúdo e encontrar o seu target (sem ser tão invasivo)?


Passo 1: esteja com a sua audiência

O primeiro passo para começar os seus negócios em 2019 da forma certa, é entender exatamente aonde o seu público-alvo está, como ele consome informação e quão relevante esse meio (plataforma) é para o seu momento de tomada de decisão.

Um exemplo claro é a ascensão do Instagram frente ao Facebook. Mas na hora de investir em mídia ou produção de conteúdo, será que o Instagram é realmente o melhor? Estar nas redes mais populares não é necessariamente a fórmula para o sucesso.

Insight 1: o Linkedin possui mais de 590 milhões de usuários no mundo e conquista 2 novos usuários por segundo, sendo que os brasileiros são 14% mais ativos do que a média global. Para seu público, esta rede é tida como “confiável” – conhecida como uma plataforma em que se deve investir tempo, enquanto as outras são conhecidas e utilizadas para passar o tempo. Segundo dados do próprio Linkedin* 4 em cada 5 usuários são responsáveis por tomadas de decisão em seus negócios. Essa é, certamente, uma boa aposta para 2019 - em uma era em que fontes confiáveis de informação são cada vez mais escassas.

Passo 2: dê atenção ao conteúdo

Que SEO é importante para o posicionamento do seu conteúdo você já sabe. Mas por onde começar? Será que é só repetir as palavras-chave ao longo do texto?

Insight 2: o Google aprimorou suas métricas de SEO no momento em que entendeu que o usuário precisa ter acesso a um conteúdo realmente relevante que vá direto ao ponto. O número de repetições não é mais o (único) segredo. O uso do tema correto, descrição no HTML/código e mesmo a utilização de imagens - com descrições assertivas- que tornem o seu conteúdo mais claro, fazem o seu texto realmente relevante. Mas não se arrisque. Ter um consultor ou empresa especializada para ajudar na construção dessas práticas pode dar um pontapé certeiro.


Passo 3: deixe que te escutem

Muito mais do que uma frase feita, você já notou que os principais portais de notícias, marketing e negócios B2B ou B2C estão voltando à moda dos Podcasts? Pequenos e objetivos arquivos de áudio trazem excelentes referências a confiabilidade das noticias no rádio e a praticidade de ouvir seus temas favoritos enquanto executa outras atividades.

Insight 3: se você tem um portal de conteúdo como um blog corporativo ou oferece uma newsletter, seus leitores precisarão filtrar as informações mais relevantes para tentar reter essa mensagem (quando houver tempo). E se ele pudesse dar um simples “play” e ouvir um resumo do tema?

E você? O que acredita que vai bombar em 2019?
Escreva nos comentários.
Bons negócios.

* Palestra com a especialista em Linkedin B2B Patricia Leka em dezembro de 2018.

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    Beatriz Nascimento

    Beatriz Nascimento

    Profissional formada em Marketing e pós graduada em Gestão da Comunicação Integrada pelo Centro Universitário Senac. Apaixonada por comunicação, literatura e tendências, aprendeu que conhecimento só é válido quando é compartilhado. Por isso, agora escreve para o Portal Administradores.
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