Três coisas em que as crianças são demais

Sinceramente: quem não gosta de crianças? Toda criança representa a alegria e contagia qualquer lugar, basta ali estar. Fazem muita bagunça também, não é? Mas não é só isso. Nós, após chegar a fase adulta, quase sempre lembramos de nossa infância com prazer e saudade. Dizemos: " não tinha contas para pagar". Risos. As crianças tem muitas lições para nos ensinar, porém vou dizer apenas três coisas que as crianças "arrebentam" e que servem de exemplo para todos

1- Crianças são sonhadoras

Eu quando era pequeno - tenho 1,75 de altura atualmente - sonhava em ser caminhoneiro ou dirigir ônibus. Não podia ver caminhão e ônibus, gostava do barulho do motor e até tentava adivinhar qual era. Tinha caminhões de madeira o bastante para me considerar colecionador. Eu tinha sonhos diversos. Todas as crianças tem sonhos, uns bem loucos, outros normais. Mas e daí? Elas não param de sonhar, não interessa o senso comum para elas. Muitos adultos frustrados, hoje se enxergam sem sonho, sem nada. E o que eles fazem? Jogam areia nos sonhos das pobres criaturinhas. Crianças são preparadas apenas para ir à escola. Português e Matemática bastam para dizer se elas são inteligentes. Mas cadê os sonhos? Já que tiraram os nossos, parece que fazemos o mesmo com as crianças. Uma dica: deixem elas sonharem e sonhe novamente.

2 - Crianças são insistentes

- " Pai, me dá uma Ferrari?" Não pense que falando "depois" para a garotada, elas irão desistir. Não assim tão fácil como parece. Não vai ser nada fácil. Claro que, crianças não sabem o preço de coisas, podem imaginar o quanto seja 1.000.000,00 de reais, mas fica difícil mensurar essa enorme quantia na cabeça delas. Não estou dizendo para que seja incentivado a inconveniência e chatice das crianças ao fazer pedidos. Mas veja: quando a criança acredita ela insiste! Quando quer corre, brinca, faz amizades, faz o melhor desenho... Digo até que são teimosas. Crianças são insistentes até porque não ficam como nós, colocando empecilho em tudo, prontos para desistir na primeira fadiga. Que tal ser mais insistente?

3 - Crianças são curiosas

O que é aquilo? E isso? Onde fica o céu? Hein? Criança sabe de tudo. Quase tudo. Quer saber até dos segredos do universo. Isso tudo porque são curiosas. É, a chave para o conhecimento é a curiosidade, o início de tudo. Quando crianças, queremos saber de qualquer coisa. Quando adultos, a maioria de nós parece estar desinteressada, buscando vícios e acomodada em sofá, assistindo televisão... Agora, com liberdade e mais oportunidade, deveríamos ser quinhentas vezes mais curiosos. Concordam comigo?

Podemos aprender muito com as crianças, basta percepção. ;)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento