Treinamento é para cachorro. Educação é para Seres Humanos.

Treinamento é para cachorro. Educação é para Seres Humanos.<br />

Treinamento é para cachorro. Educação é para Seres Humanos.


Educação é o que sobrevive quando o que tinha que ser aprendido é esquecido. Autor desconhecido.

Querida Amiga (o),

Nos últimos anos eu tive a oportunidade de receber muitos americanos no Brasil. Eles chegavam ao nosso país para trabalhar conosco na solução de problemas de negócios e por aqui ficavam alguns dias, semanas ou meses. Alguns deles nunca haviam saído dos Estados Unidos, outros sim.

Logo que nos encontrávamos, eu podia facilmente identificar o americano bem educado pelo seu comportamento nos primeiros instantes. O americano bem educado era aquele que se apresentava para mim e para todos os outros brasileiros com um pedido de desculpas por não saber falar português.

O americano mal educado era aquele que não se importava em perguntar se eu estava entendendo o inglês dele ou não. O mal educado falava rápido, com sotaque carregado, e no silêncio, acreditava que eu deveria ter nascido sabendo falar o idioma dele ou eu estava fora.

O engraçado é que eu não queria desperdiçar um segundo sequer dessas visitas falando português. Eu queria aproveitá-las para falar inglês, aprimorar o meu vocabulário e aprender sobre uma cultura diferente.

Esse fato, como todos os outros que acontecem todos os dias na nossa vida, me ensinou uma lição, Se eu quiser que uma pessoa entenda o que eu estou falando, EU PRECISO SER EDUCADO. Eu preciso saber falar o idioma dela, e não o meu.

Mais de 50% das empresas em todo o mundo colocam a comunicação entre os seus funcionários como a principal causa dos seus problemas do dia-a-dia. Um vendedor precisa da ajuda de um colega sentado do outro lado do escritório, no departamento financeiro, e ao invés de falar financerês, o vendedor fala vendês. Alguém na produção precisa da ajuda de um colega no marketing, e ao invés de falar marketês, ele fala producês.

"Nós fomos treinados para pensar em nós mesmos. Não fomos educados para pensar nos outros". Se isso é uma verdade, MUDE A REALIDADE!

PARABÉNS AOS FRANCESES que se recusam a falar inglês na terra deles (se você está na França, fale francês! Ou pelo menos demonstre um interesse sincero em se expressar em francês). Se você estiver dentro do seu cliente, seja educado, fale o idioma dele! Não seja como um cachorro treinado que só sabe latir aquilo que lhe foi ensinado.

Uma vez eu recebi o telefonema de uma caça-talentos da Accenture, consultoria multinacional, sobre uma oportunidade de colocação por lá. A entrevista foi marcada para as nove horas da manhã. Às nove horas em ponto eu me fiz anunciar ao gerente que deveria me entrevistar. Para o meu espanto, ele me deixou esperando na recepção exatamente uma hora. Fui atendido as dez horas da manhã. Entre sorrisos e apertos de mão, o gerente pedia desculpas pelo atraso e falava sobre o seu dia corrido, projetos paralelos, objetivos a cumprir etc.

Após as apresentações iniciais, eu perguntei a ele, Sr. X, qual é a estratégia em deixar uma pessoa esperando uma hora para ser atendida?, Negociação, meu caro Watson. Após uma hora na espera, o fornecedor está cansado e ansioso, disse o gerente, Muito inteligente, disse eu, Quem treinou você nisso?.

NÓS FOMOS TREINADOS para vender; não fomos educados para ajudar os outros a crescer e prosperar.

NÓS FOMOS TREINADOS para repetir segue anexo, segue abaixo, conforme solicitado, vimos por meio dessa, sem mais para o momento, atenciosamente; e não educados para falar antes que você me pedisse, antes que você precisasse, sinta-se à vontade, um grande abraço, eu estarei sempre aqui.

NÓS FOMOS TREINADOS para assistir aos programas de televisão que todos assistem, estudar na faculdade que todos estudam, trabalhar na empresa onde todos trabalham, vender da maneira que todos vendem, usar as palavras que todos usam; e não educados para pensar, questionar, cooperar.

Imagine se Moisés fosse um cara treinado. Ele nunca teria retirado os judeus do Egito. Imagine se Jesus Cristo fosse um cara treinado. Ele nunca teria enfrentado o status quo da sua época. Imagine se Maomé fosse um cara treinado. Ele nunca teria brigado por aquilo que acreditava. Imagine se Buda fosse um cara treinado. Ele nunca teria agido como agiu. Imagine se Gandhi fosse um cara treinado. Ele nunca teria acreditado que uma Índia livre seria possível.

Imagine agora se VOCÊ for um cara treinado. Você muito provavelmente vai chegar onde todos chegam. No lugar onde não tem espaço para todos.

Seja educado. Fale russo com os russos, francês com os franceses, inglês com os ingleses! Nada menos que isso interessa.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E você?

Ricardo Jordão Magalhães
Fundador, Presidente e Seu Amigo
ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION. Uma Revolução pelas Próximas Gerações
Visite www.bizrevolution.com.br e entre para essa REVOLUÇÃO!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Ricardo Magalhães

    Ricardo Magalhães

    Ricardo Jordão Magalhães (ricardom@bizrevolution.com.br) é Revolucionário, Presidente e Fundador da BIZREVOLUTION (www.bizrevolution.com.br), onde ele ajuda as pessoas e as empresas a se transformarem em verdadeiras Empresas de Marketing focadas no foco dos seus clientes. Para conhecer melhor essa REVOLUÇÃO NOS NEGÓCIOS visite www.bizrevolution.com.br

    Quando você vai comprar o livro QUEBRA TUDO? O meu primeiro livro está disponível e a venda em todas as melhores livrarias do Brasil. QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

    café com admMinimizar