Trabalhar com o que gosta é utopia?

Poder trabalhar com aquilo que gosta parece ser um sonho muito distante para a maioria das pessoas. Mas isso é realmente uma realidade?

Poder trabalhar com aquilo que gosta parece ser um sonho muito distante para a maioria das pessoas.

Que atire a primeira pedra aquele que não gostaria de trabalhar com algo que dê satisfação, felicidade pessoal e profissional e ainda ganhe dinheiro com isso.

Para a grande maioria, a escolha profissional é baseada apenas na necessidade financeira, a regra é simples e básica: é preciso ganhar dinheiro para viver.

Já outros, têm a oportunidade de fazer uma escolha profissional e a fazem baseado no retorno financeiro, e quando vão para o mercado de trabalho, se sentem infelizes e insatisfeitos da mesma forma daqueles que não tiveram escolha alguma.

O que mudou com o mundo online?

Porém, hoje, com o advento da internet, esse cenário mudou significativamente e muitas pessoas encontraram no mundo virtual uma forma de fazerem trabalhos que as satisfazem e ainda receber um retorno financeiro com isso.

Exemplos disso são os milhares de blogs dos mais variados nichos possíveis, bem como, a quantidade de canais do YouTube com vídeos dos mais variados assuntos.

Você encontra tudo no YouTube. Quer uma receita de bolo? Acessa o YouTube. Precisa fazer um reparo em casa? Acessa o YouTube. Seu carro deu um defeito e você quer pesquisar antes de ir no mecânico? Onde você procura??? Resposta certa – YouTube.

Isso sem mencionar canais como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre outros, que também são mecanismos pelos quais é possível desenvolver um trabalho e gerar um retorno financeiro satisfatório.

Esses dois canais mais especificamente – blogs e YouTube - tornaram o sonho de muitas pessoas em realidade, e até mesmo trouxeram um retorno financeiro e um reconhecimento do público que certamente essas pessoas comuns como eu, como você, jamais sonharam ou esperaram alcançar.

Tanto que hoje é super comum vermos blogueiros que possuem canais de sucesso no YouTube participarem de campanhas de grandes marcas, participarem de programas de televisão, serem entrevistados falando sobre seu percurso profissional, etc.

Pessoas que na maioria das vezes começaram seus blogs e canais como um hobbie e por ter um diferencial, se destacaram no meio online e conseguiram se consolidar como um trabalho.

E essas pessoas, além de terem o seu sonho realizado, inspiram muitas outras pessoas a correrem atrás daquilo que desejam para si.

E além desses meios citados, obviamente que a internet oferece muitas outras formas de trabalho, como lojas virtuais, consultorias online, prestação de serviços das mais variadas áreas, e a cada dia mais opções de serviços e produtos surgem.

E se você faz parte desse grupo que se sente insatisfeito com o trabalho que faz, o que acha de procurar no meio online algo que possa lhe trazer mais satisfação fazendo algo que realmente goste?

Para lhe ajudar nessa jornada, elencamos alguns passos que são importantes você seguir antes de decidir qual caminho tomar.

Venha conferir!

Trabalhar com o que gosta!

1 – Autoconhecimento.

É preciso se conhecer. Saber o que você gosta, o que lhe daria prazer quando transformado em um trabalho. Muitas vezes você pode gostar de uma coisa, mas talvez não sentiria o mesmo prazer em fazê-la como um trabalho.

Assim, esse é o primeiro ponto a ser avaliado. Liste as coisas que gosta, que gostaria de trabalhar e comece a avaliar as possibilidades de a transformar em um trabalho online.

2 – Elabore um plano de ação e descubra como ganhar dinheiro com isso.

Já descobriu uma, duas ou três coisas que gostaria de fazer.

Escolha uma de cada vez e pense como poderia construir um trabalho em cima dela. Você gosta de escrever? Que tal criar um blog sobre o assunto que mais lhe encanta na vida, viajar, por exemplo.

Você é extrovertido? Que tal criar um canal no YouTube dando dicas ou ensinando a fazer o que você gosta muito.

Transforme as suas ideias em ações e ganhe dinheiro fazendo o que gosta.

3 – Troque experiência.

Converse com pessoas que já façam o que você pretende fazer ou que façam coisas similares. Não tenha vergonha de perguntar, pedir ajuda, pedir opinião, isso pode encurtar seu caminho e te levar mais fácil ao seu objetivo.

4 – Tenha cautela, mas também seja destemido!

Não é para largar seu emprego no segundo dia que seu blog estiver no ar. Tenha cautela nas suas atitudes e saiba avaliar a hora certa de abandonar seu trabalho que lhe traz uma renda para sobreviver.

Mas também, seja corajoso e destemido em assumir sua nova profissão assim que ela estiver estável e puder lhe proporcionar o retorno esperado.

5 – Estude e se profissionalize!

Estudar, se qualificar, se profissionalizar é essencial em qualquer área e em qualquer trabalho.

6 – Seja persistente!

Geralmente não é fácil iniciar um negócio novo. Tenha paciência, trabalhe duro, persiga no seu sonho e com certeza em algum momento o seu retorno chegará. Acredite em você e trabalhe muito!

ExibirMinimizar
aci baixe o app