Café com ADM
#

Teste: Você é um Empreendedor ?

Pesquisas feitas no mundo inteiro para identificar características presentes em pessoas de sucesso concluíram que a primeira delas, e a mais básica, é um grande desejo de realização. É essa vontade que leva muitas pessoas a acreditar e gostar do que fazem e, por isso, a trabalhar com mais intensidade e prazer. Outra conclusão da pesquisa é que os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nos seus aspectos menos desenvolvidos e em se aprimorar nos mais fortes.

Veja algumas das qualidades presentes nas pessoas bem-sucedidas:
Capacidade de assumir riscos calculados – Ao criar seu negócio, o empreendedor arrisca seu patrimônio e seu tempo para atingir um ideal, demonstrando coragem, ousadia, determinação e confiança em seu projeto.

Flexibilidade – É a capacidade de adaptar-se rapidamente a novas situações: novos desejos dos clientes, mudanças econômicas, transformações do mercado. Às vezes, as mudanças são tais que se torna necessário modificar completamente a forma de trabalhar.

Autoconfiança – Significa acreditar no próprio valor e na capacidade de superar as dificuldades, o que traz tranqüilidade diante de situações difíceis.

Visão de oportunidade – É o talento natural de estar sempre atento ao que acontece ao redor. É ser capaz de identificar as necessidades dos clientes e transformar isso em um negócio.

Motivação – É estar sempre disposto e entusiasmado para trabalhar em busca
da realização de objetivos.

Organização/planejamento – Todo empreendimento precisa ser organizado. É necessário ter metas, planejar como alcançá-las e controlar os resultados. Acompanhar sistematicamente os custos, as vendas e o desenvolvimento das metas faz parte do dia-a-dia do empreendedor. Quem não for capaz de organizar-se tem poucas chances de ser um bom empresário.

Determinação/perseverança – É ser capaz de enfrentar e superar as dificuldades sem se deixar abater, tendo claro que obstáculos podem surgir e que vencê-los é a condição para atingir os objetivos.

Criatividade/inovação – É a capacidade de buscar soluções novas e adequadas para os problemas, de estar o tempo todo procurando as melhores formas de atender os desejos do cliente, melhorando a qualidade e reduzindo os custos.

Iniciativa – É a capacidade de, ao perceber um problema ou detectar uma oportunidade, agir rapidamente para solucioná-lo ou aproveitá-la.


Liderança – É a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a motivação elevada.

Integridade – É uma qualidade do caráter, ligada à honestidade e à coerência entre
princípios e atitudes, como base do compromisso com as pessoas e com o negócio.

Comunicação e relacionamento – É a capacidade de expressar de forma clara as próprias idéias e emoções e também de ouvir os outros. Essas características auxiliam no desenvolvimento da habilidade de conviver e interagir com as outras pessoas.

Senso administrativo – É a capacidade de agir para prevenir ou corrigir problemas decorrentes das variações do mercado, reconhecendo e analisando, no dia-a-dia, mudanças na economia e no comportamento dos clientes.


Guilherme Junqueira




REFERÊNCIAS
ÁVILA, Célia M. de. Orientações para o auto-empreendimento, Coleção Gestores Sociais. São Paulo : AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2000.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.