Teoria ou prática

Importância do equilíbrio entre conhecimento prático e teórico nas empresas e universidades

Por mais que tenha melhorado esta relação de uns anos para cá, ainda existe muita dificuldade dos gestores em buscar sinergia entre profissionais com mais conhecimento prático e os recém formados com mais conhecimento teórico.

Acredito que de uma forma geral, as empresas com gestão profissional consigam esta sinergia de seu time.

O problema são as pequenas e médias empresas. Muitas delas permanecem basicamente com a mesma tecnologia, processos, produtos e gestão de anos atrás e não entendem o motivo de seus resultados estarem cada vez piores. É necessário investir em renovação e buscar profissionais com conhecimento teórico atualizado.

Lógico que a tendência é gerar conflito entre os colaboradores mais antigos e os mais novos, mas os gestores precisam sair da zona de conforto e buscar o equilíbrio entre estes profissionais. Com certeza resultará em novas ideias, criatividade, inovação e mais motivação de todos em busca de melhores resultados e crescimento sustentável da empresa.

Outro dia, li uma matéria sobre uma professora de gestão estratégica e sustentabilidade com graduação, mestrado e doutorado na FEA/USP que decidiu investir com um sócio na abertura de um comércio, e nove meses depois, fechou perdendo quase todo o valor investido. Normal.

O que as universidades devem reavaliar, é o seu corpo docente. Muitos professores tem muito conhecimento teórico e pouco (ou nenhum) prático. Esta professora citada acima com certeza poderá compartilhar com seus alunos, seus erros e acertos da sua experiência como empreendedora, contribuindo para formar profissionais melhores para o mercado.

ExibirMinimizar
aci baixe o app