Café com ADM
#

Tenha bom senso em suas ideias!

Cuidado ao passarem adiante suas ideias para não serem mal interpretados e ignorados.

Existem sistemas empresariais que funcionam da mesma maneira durante anos, se alguém tentar mudá-los, mesmo que seja para melhorar a sua forma de atuação, encontrará barreiras e com certeza não conseguirá sucesso para a modificação desejada.


Na fabula dos porcos assados uma floresta inteira era queimada para que porcos fossem assados. Para que o processo funcionasse corretamente, especialistas, pesquisadores, cientistas organizavam seminários, fóruns para discutirem formas de aprimorarem os métodos aplicados.


O sistema era perfeito, até aparecer um sujeito chamado João Bom Senso, que questionou o processo dizendo que o método utilizado não era bom e que ele faria de uma forma bem mais simples, assaria um por um dos porcos, sem precisar queimar a floresta toda.


O diretor do João Bom Senso ficou sabendo de suas indagações pelos corredores da empresa e não aprovou sua forma de pensar, pois seu sistema estava funcionando durante anos daquela maneira inclusive com uma equipe qualificada de especialistas, pesquisadores que se reuniam diariamente para tratar sobre aquele assunto e suas melhorias. Quando o chefe perguntou para o João Bom Senso se ele teria soluções para todas as suas críticas, inclusive para a equipe de profissionais qualificados, que ficariam desempregados se o novo sistema fosse implantado. A resposta do João Bom Senso foi que não saberia o que fazer, saindo da sala de cabeça baixa e se sentindo envergonhado da situação gerada a partir de suas opiniões.


Dizem que o João Bom Senso nunca mais foi visto depois de ter sido barrado por suas ideias. Quantas vezes nos encontramos criticando os sistemas existentes, sem ao menos darmos soluções, criticar é fácil, difícil é resolver o problema de forma que o mesmo continue funcionando eficientemente sem prejuízos maiores para todos os envolvidos.


Talvez se o João Bom Senso tivesse elaborado um projeto com uma análise do sistema existente com um estudo de viabilidades e soluções dos problemas antes de passar a sua opinião para os colegas, o seu diretor teria lhe dado maior atenção e valorizado suas considerações. As ideias não são suficientes para solucionarmos os problemas, precisamos encontrar soluções para resolvê-los. De ideias o mundo está cheio, mas de soluções, infelizmente quase nada.


Algumas dicas interessantes para aqueles que adoram criticar os sistemas e acabam simplesmente sendo ignorados por falta de bom senso. Em primeiro lugar, evitem criticar por criticar, analisem o sistema existente, criem soluções para os problemas, elabore um projeto com todos os passos necessários para atingirem os objetivos e por fim, acreditem em seu projeto para que possam convencer os outros de que suas ideias são relevantes.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.